Data Início | 13/02/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-129321/24 |
Grupo de recrutamento | 200, 210, 220, 300 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Adelina Moura |
Plataforma | Zoom + Moodle CDP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Inovação pedagógica e educação literária (1.ª edição)
Este curso pretende ser um contributo para a melhoria contínua da oferta formativa e do processo de ensino e de aprendizagem. A criação da Educação Literária como um domínio de referência das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português, pretende potenciar a inovação pedagógica da oferta formativa, de modo a valorizar a importância da leitura literária junto dos alunos, promovendo o sucesso escolar e o seu desenvolvimento integral.
Sessões síncronas previstas
13/02/2025 das 18h30 às 21h30 (5.ª feira)
20/02/2025 das 18h30 às 21h30 (5.ª feira)
27/02/2025 das 18h30 às 21h30 (5.ª feira)
30/03/2025 das 18h30 às 21h30 (5.ª feira)
13/03/2025 das 18h30 às 21h30 (5.ª feira)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
– Reconhecer o papel da inovação nos processos educativos e pedagógicos.
– Promover o interesse por recursos pedagógicos digitais para a educação literária.
– Utilizar a educação literária como ferramenta para promover a inovação pedagógica.
– Desenvolver novas abordagens pedagógicas para a educação literária.
– Estimular a criatividade e a imaginação para desenvolver diferentes estratégias pedagógicas.
– Promover a reflexão crítica sobre a educação literária e a sociedade digital.
– Explorar novas técnicas e materiais didáticos para a inovação pedagógica.
– Adquirir conhecimentos para abordar projetos de inovação em diferentes contextos educativos.
– Desenhar diferentes cenários, contextos, metodologias e abordagens para a inovação pedagógica.
– Proporcionar oportunidades de desenvolver nos alunos competências do século XXI.
Apresentação (1 h síncrona)
Módulo 1 – Abordagens metodológicas emergentes para a inovação pedagógica.
(5 h síncronas + 4 h assíncronas)
Portefólio digital como ferramenta de avaliação, metodologia de ensino e inovação pedagógica;
Introdução à inovação pedagógica e a ambientes de aprendizagem mistos;
Critérios, dimensões e obstáculos da inovação pedagógica;
Situações de aprendizagem mediadas por metodologias ativas, para a educação literária;
Aprendizagem em serviço através da educação literária para benefício da comunidade;
Exploração de projetos de educação literária (Toponímia Literária; Bingo literário; Magos da Sabedoria; Jogo da Passarola; Jogo dos Valores, … )
Módulo 2 – A Educação Literária como inovação pedagógica.
(6 h síncronas + 6 h assíncronas)
Design Thinking para inovar as práticas educativas com base na educação literária.
Booktuber e booktrailer como ferramentas para uma educação literária inovadora;
Desenhar um projeto de inovação pedagógica com base na Educação Literária;
Estratégias e instrumentos de avaliação formativa digital.
Apresentação de trabalhos e avaliação (3h síncronas)
A ação tem 15 horas síncronas e 10 horas assíncronas (25 horas).
Sessões síncronas:
Apresentação dos ambientes virtuais de apoio; exploração dos conteúdos da ação; análise, discussão e reflexão sobre os recursos criados e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados.
Sessões assíncronas:
M1. (4h)
Realizar as leituras sugeridas, refletir sobre elas e partilhá-las nos fóruns criados; planificar atividades e construir conteúdos pedagógico-didáticos baseados na Educação Literária.
M2. (6h)
Experimentar as atividades planificadas e construídas; avaliar e reformular as atividades e apresentar possível melhoria.
A participação nas sessões síncronas será por videoconferência na plataforma Zoom, o trabalho
assíncrono de debate e criação de recursos será na plataforma Moodle e com apoio tutorial. As reflexões serão feitas em grande grupo. A avaliação incide sobre a participação nas sessões, nos fóruns e trabalho final.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos-trabalho | Portefólio digital – 60%;
– Reflexão final – 15%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.