Data Início | 07/05/2024 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-118762/22 |
Grupo de recrutamento | Todos os grupos disciplinares |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento. |
Formador/a | Hélio Vilas |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Google – Plataforma colaborativa na atividade docente (5.ª edição)
Este curso pretende proporcionar o aperfeiçoamento de competências tecnológicas, fomentar a partilha de saberes entre pares no sentido de promover salas de aulas em espaço aberto e tempo partilhado, recorrendo a ferramentas como o Google Drive e o Google Classroom.
Sessões síncronas previstas
07/05/2024 das 17h30 às 20h30 (3.ª feira)
14/05/2024 das 17h30 às 20h30 (3.ª feira)
21/05/2024 das 17h30 às 20h30 (3.ª feira)
28/05/2024 das 17h30 às 20h30 (3.ª feira)
04/06/2024 das 17h30 às 20h30 (3.ª feira)
NOTA: Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
Ao longo do curso, os formandos terão a oportunidade de explorar ferramentas colaborativas como o Google Drive, que é uma ferramenta gratuita, abrangente e completa que potencia os processos de ensino e aprendizagem na prática pedagógica. Permite partilhar pastas, textos, ficheiros, links e desenvolver um trabalho em equipa, partilhando e somando ideias. Outra ferramenta é o Google Classroom, que junta algumas ideias simples de modo a facilitar a comunicação entre os professores e os seus alunos. Os professores podem criar e receber tarefas, organizar-se com a criação de pastas no Google Drive para cada uma das tarefas, e conversar em tempo real com os alunos.
No final da ação pretende-se que os formandos sejam capazes de:
– Criar e configurar contas no gmail;
– Utilizar o Google Drive como ferramenta pedagógica de suporte às diversas atividades;
– Usar o Google Classroom na dinamização de boas práticas pedagógicas.
Apresentação do curso e dos participantes.
Módulo I – Gmail – 3 horas síncronas + 1 horas assíncrona
Criação e configuração de contas de e-mail;
Configurações (Filtros, Marcadores, Reencaminhamento, POP3, Filtros e Marcadores, Tarefas) e recomendação de segurança nas palavras-chave e configurações dos navegadores;
Gestão de contactos e criação de etiquetas (listas de distribuição).
Módulo II – Google Drive – 6 horas síncronas + 6 horas assíncrona
Conceitos e ferramentas de produtividade;
Criação de pastas e ficheiros;
Gestão/Partilha de pastas e ficheiros;
Criação de documentos no Google Drive;
Documentos – Google Docs;
Folhas de Cálculo – Google Sheets;
Apresentações – Google Slides;
Criação de documentos e questionários online – Google Forms;
Guardar e partilhar diferentes documentos em pastas.
Módulo III – Google Classroom – 2 horas síncronas + 3 horas assíncrona
Configurações da turma
Como disponibilizar conteúdos
Como atribuir tarefas
Módulo IV – Outras ferramentas – 1 horas síncrona
Google Maps (Pesquisa, 3D, navegação);
Google Calendário (associar telemóvel, agenda diária, gerir tarefas);
Google Jamboard;
Google Goggles;
Voice Search;
Imagens;
Youtube;
Pesquisa;
Alerts;
Notícias;
Livros.
Módulo V – Apresentação dos trabalhos (avaliação final) – 3 horas síncronas
O curso decorrerá em regime de e-learning organizado com sessões síncronas e assíncronas, tendo caráter teórico-prático. As sessões síncronas serão realizadas por videoconferência utilizando os métodos: expositivos – para apresentação dos conteúdos programáticos; interrogativos – possibilitando a interação com e entre os formandos; demonstrativos – para explicar o funcionamento de aplicações e ferramentas digitais; e ativos – para realizar trabalho individual e em grupo, aplicando e consolidando conteúdos. Nas sessões assíncronas recorre-se a métodos ativos – para exploração das ferramentas Google. Serão ainda privilegiadas estratégias de tutoria ativa, dinâmica de grupo, trabalho colaborativo e “aprender fazendo”, apontando novos caminhos e metodologias que conduzam a práticas inovadoras com os alunos.
O regime de avaliação tem por base um conjunto de descritores pormenorizados por nível de desempenho, tendo por referência os seguintes critérios de avaliação:
. Participação ativa (25%);
. Produção de trabalhos (50%);
. Reflexão crítica final (25%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.