0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja Formação Contínua de Professores Fazer História – aprendizagem ativa (14.ª edição)

Fazer História – aprendizagem ativa (14.ª edição)

70,00 165,00 
SKU: 398D0028FCP3
Data Início

03/02/2025, ver separador calendarização

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-114126/22

Grupo de recrutamento

200, 400

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Hugo Martins

Plataforma

Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

165,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

03/02/2025 das 19h00 às 21h00 (2.ª feira)
10/02/2025 das 19h00 às 21h00 (2.ª feira)
17/02/2025 das 19h00 às 21h00 (2.ª feira)
24/02/2025 das 19h00 às 21h00 (2.ª feira)
10/03/2025 das 19h00 às 21h00 (2.ª feira)

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

  • Contribuir para o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes no domínio das tecnologias de informação e comunicação, tendo em vista a integração destas no processo de ensino e aprendizagem
  • Incentivar a reflexão sobre a qualidade e potencialidades das aplicações educativas
  • Promover a autonomia dos professores na utilização de aplicações educativas para dispositivos móveis
  • Proporcionar aos professores metodologias de utilização de aplicações e tecnologias móveis no contexto de ensino e aprendizagem
  • Habilitar os professores para a elaboração de cenários de aprendizagem recorrendo a aplicações e tecnologias móveis
  • Fomentar contextos de aprendizagem inovadores e colaborativos
  1. Primeiro encontro – Socialização
  2. O perfil dos alunos e os desafios pedagógicos no ensino e aprendizagem da História
  3. Reforço das competências da aprendizagem da História com aplicações
  4. A avaliação formativa no ensino da História com recurso a aplicações móveis
  5. Ampliação e aprofundamento de competências de comunicação em História
  6. Apresentação dos trabalhos realizados

– Apresentação e aplicação de novas ferramentas.

No âmbito das sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.

Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.

Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação nas sessões síncronas e assíncronas e da resposta/concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo (6 valores).

Trabalhos desenvolvidos durante a formação: participação nas sessões e reflexão individual que dê conta do seu percurso de aprendizagem, elaborado com o objetivo de detalhar o contributo da formação para a atividade docente, novos conhecimentos adquiridos, estratégias de consolidação e aplicação à prática pedagógica.

Outras sugestões