Data Início | 09/04/2024 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-113738/22 |
Grupo de recrutamento | 260, 620 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Luís Manuel de Almeida |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Educação na Cidadania: o papel da intencionalidade nas aulas de Educação Física (4.ª edição)
Este curso vem enfatizar o papel determinante da disciplina de Educação Física na promoção do desenvolvimento psicossocial, moral e da cidadania participativa das crianças e jovens.
Sessões síncronas previstas
09/04/2024 das 19h00 às 22h00 (terça-feira)
16/04/2024 das 19h00 às 22h00 (terça-feira)
23/04/2024 das 19h00 às 22h00 (terça-feira)
30/04/2024 das 19h00 às 22h00 (terça-feira)
07/05/2024 das 19h00 às 22h00 (terça-feira)
14/05/2024 das 19h00 às 22h00 (terça-feira)
21/05/2024 das 19h00 às 21h00 (terça-feira)
No final da ação, os formandos deverão:
– Conhecer os fundamentos da área da Cidadania e Desenvolvimento, com especial enfoque para as Aprendizagens Essenciais enquadradas na disciplina de Educação Física;
– Dominar os pressupostos e orientações teórico-práticas que sustentam o Desporto e a Educação Física enquanto espaços socioeducativos de desenvolvimento pessoal, psicossocial e de cidadania; – Ser capazes de aplicar os conhecimentos e competências adquiridas e desenvolvidas na criação, desenvolvimento e dinamização de atividades desportivas intencionalmente direcionadas para o desenvolvimento psicossocial dos/as alunos/as enquanto cidadãos ativos e participativos, não só nos seus próprios processos de desenvolvimento pessoal, mas também enquanto cidadãos que se desejam ativos e participativos na sociedade em que estão integrados.
Apresentação do curso, do formador e dos formandos
– O Desporto e a Educação Física enquanto espaços socioeducativos de desenvolvimento pessoal e de Educação para (e na) Cidadania. (3h síncronas)
– “A Cidadania não se aprende. Vive-se.” A intencionalidade pedagógica. (3h síncronas+ 1h assíncrona)
– Liderança partilhada, aprendizagem cooperativa, mentorias e ação-reflexão: dando “voz” aos/às alunos/as. (4h síncronas + 1h assíncrona)
– O modelo de responsabilidade pessoal e social: aplicação à disciplina de Educação Física. (4h síncronas + 1h assíncrona)
– Construção e desenvolvimento de dinâmicas práticas: adaptação dos conteúdos desportivos aos propósitos da Cidadania e Desenvolvimento. (6h síncronas + 2h assíncronas)
Esta formação está organizada em sessões teórico-práticas que incluem:
– Exposição dialogada e debate em pequeno e grande grupo;
– Partilha de experiências;
– Elaboração, análise e discussão de propostas concretas de trabalho e de intervenção.
O regime de avaliação incidirá sobre o desempenho dos/as formandos/as no decorrer das sessões formativas, numa lógica de avaliação formativa, culminando na elaboração do trabalho final. Para tal, serão aplicados os seguintes critérios de avaliação e respetivas ponderações:
. Participação e empenho nas atividades propostas (60%);
. Projeto de intervenção (20%);
. Relatório de Reflexão Crítica Individual (20%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.