Data Início | 02/10/2023 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-111413/21 |
Grupo de recrutamento | Todos os grupos disciplinares |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento. |
Formador/a | Aurélie Pinto |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 150.00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Educação inclusiva: estratégias e metodologias em contexto educativo (4.ª edição)
Este curso vem dar resposta à preocupação crescente ao nível da adoção de estratégias e práticas que respondam às necessidades individuais e coletivas dos alunos, com o objetivo claro de proporcionar a todos um ensino de qualidade. Diversificar, diferenciar e flexibilizar são as palavras-chave para vencer os maiores desafios.
Sessões síncronas previstas
02/10/2023, 2.ª feira das 18h30 às 19h30
09/10/2023, 2.ª feira das 18h30 às 20h30
16/10/2023, 2.ª feira das 18h30 às 19h30
23/10/2023, 2.ª feira das 18h30 às 19h30
30/10/2023, 2.ª feira das 18h30 às 19h30
08/11/2023, 4.ª feira das 18h30 às 19h30
15/11/2023, 4.ª feira das 18h30 às 21h30
NOTA: Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
Conhecer o enquadramento legal da educação inclusiva;
Articular e definir objetivos em parceria com pais, encarregados de educação e técnicos especializados;
Desenvolver um modelo educacional para os alunos abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
Conduzir os formandos na descoberta de metodologias que ajudem os alunos a diminuir as suas dificuldades de desempenho escolar, a fim de melhorar a sua aprendizagem e atingir o sucesso educativo;
Adquirir competências para a observação e o acompanhamento inclusivo de alunos com diversas problemáticas;
Compreender a necessidade de adequação de estratégias de aprendizagem em sala de aula, com o recurso a programas educativos e aplicações destinadas a alunos com diversas problemáticas;
Explorar as potencialidades das tecnologias de apoio para a sua utilização, adequando às necessidades de cada um e direcionado para cada problemática;
Produzir materiais pedagógicos para alunos com diversas problemáticas.
Apresentação do curso (1 hora síncrona)
Módulo 1 – Enquadramento da Educação Inclusiva (2 horas síncronas + 1 hora assíncrona)
1.1. Legislação: DL 54/2018 de 6 de julho e Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro;
1.2. Abordagem multinível para a educação;
1.3. Desenho universal para a aprendizagem.
Módulo 2 – Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas)
2.1. Medidas Universais;
2.2. Medidas Seletivas;
2.3. Medidas Adicionais.
Módulo 3 – Produtos de apoio para acesso ao currículo (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas)
3.1. O que são produtos de apoio?
3.2. Quais as funções/finalidades dos produtos de apoio?
3.3. Como selecionar os produtos de apoio?
Módulo 4 – Metodologias e estratégias de ensino estruturado (1 hora síncrona + 5 horas assíncronas)
4.1. Definição de Perturbação do Espetro do Autismo;
4.2. Aplicações e programas informáticos;
4.2.1. Aplicação isequences;
4.2.2. Programa “JClic”;
4.2.3. Programa “Plaphoons”.
Módulo 5 – Metodologias e estratégias para as Perturbações Específicas de Aprendizagens (1 hora síncrona + 5 horas assíncronas)
5.1. Definição de Perturbação Específica de Aprendizagem;
5.2. Aplicações e programas informáticos;
5.2.1. Programa “Tico”;
5.2.2. ECR e LEXICON;
5.2.3. “Educalim”;
5.2.4. Aplicação – PICTO TEA.
Avaliação da formação (3 horas síncronas)
Utilizaremos a plataforma MOODLE que permitirá disponibilizar informação multimodal e criar estratégias assentes em dinâmicas de sala de aula e online.
Nas sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas, criando-se oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.
Nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com a apresentação do quadro conceptual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho metodológico e conceptual rigoroso e coerente. Para cada módulo, procurar-se-á proporcionar atividades práticas de exercitação das competências a desenvolver, articulando-as com situações vivenciadas na intervenção pedagógica. Os exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua.
O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, aplicado no decorrer do curso, de modo a promover o desenvolvimento das aprendizagens, tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. Constituir-se-ão elementos de avaliação as interações dos formandos, no decorrer das atividades propostas, que demonstrem o domínio e a aplicação, em contexto educativo, dos conhecimentos e das estratégias a explorar.
Os critérios apresentam as seguintes ponderações:
– Participação ativa nas atividades propostas – 60%;
– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;
– Participação ativa no domínio da produção de conteúdos (reflexão final) – 15%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.