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Home Loja Formação Contínua de Professores Competências para a sustentabilidade (5.ª edição)

Competências para a sustentabilidade (5.ª edição)

70,00 160,00 

Este curso é um convite para promover a aprendizagem sobre a sustentabilidade e a inspirar os educadores e professores a desenvolverem esta competência nos seus alunos, tendo como referência o GreenComp.

SKU: 367D0147FCP3
Data Início

30/11/2024, ver separador calendarização

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-125065/24

Grupo de recrutamento

230, 510, 520, 560

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Ana Diniz

Plataforma

Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
30/11/2024 das 9h00 às 13h00 (sábado)
05/12/2024 das 18h00 às 20h00 (5.ª feira)
07/12/2024 das 9h00 às 12h00 (sábado)
12/12/2024 das 18h00 às 20h00 (5.ª feira)
14/12/2024 das 9h00 às 13h00 (sábado)

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

Objetivo geral
Capacitar os docentes sobre o que implica a sustentabilidade como competência, proporcionando uma compreensão clara dos conceitos envolvidos.
Objetivos específicos
Desenvolver um pensamento sistémico e crítico entre os formandos para abordarem os desafios da sustentabilidade.
Explicar os domínios do Quadro Europeu de competências em matéria de sustentabilidade.
Elaborar propostas de intervenção para o contexto educativo.

Apresentação (1h síncrona)
– Apresentação da formadora e do grupo de formandos.
– Apresentação do programa e características do curso.

Módulo I – História e Propósito de GreenComp (1h síncrona)
– Definição de Sustentabilidade.
– Ensino e Aprendizagem de competências em matéria de sustentabilidade.

Módulo II – Quadro Europeu de Competências em matéria de Sustentabilidade (2h síncronas)
– Domínio “Incorporar valores de Sustentabilidade”
 Valorizar a Sustentabilidade
 Apoiar a Equidade
 Promover a Natureza

Módulo III – Quadro Europeu de Competências em matéria de Sustentabilidade (2h síncronas)
– Domínio “Integrar a complexidade na Sustentabilidade”
 Pensamento Sistémico
 Pensamento Crítico
 Enquadramento de Problemas

Módulo IV – Quadro Europeu de Competências em matéria de Sustentabilidade (2h síncronas)
– Domínio “Prever futuros sustentáveis”
 Literacia sobre o futuro
 Adaptabilidade
 Pensamento Exploratório

Módulo V – Quadro Europeu de Competências em matéria de Sustentabilidade (2h síncronas)
– Domínio “Agir em prol da Sustentabilidade”
 Agência política
 Ação coletiva
 Iniciativa individual

Módulo VI – Competências para a Sustentabilidade na prática (2h síncronas + 10 h assíncronas)
– Como passar da teoria à prática.
Avaliação (3h síncronas)
– Apresentação das reflexões individuais da aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos.
– Avaliação da ação.

O curso decorrerá em regime de e-learning com sessões síncronas e assíncronas, tendo caráter teórico-prático. As sessões síncronas serão realizadas por videoconferência utilizando os métodos de exposição dialogada e debate de pequeno e grande grupo. No desenvolvimento do curso está também previsto utilizarem-se métodos ativos nomeadamente na apresentação final de propostas de intervenção, como forma de aplicar e consolidar conhecimentos adquiridos.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias. No decurso das unidades programáticas, os formandos terão a oportunidade de realizar exercícios práticos para assimilação dos conteúdos.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 50%;
– Reflexão final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão com aproveitamento.

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