Data Início | 09/10/2023 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-114253/22 |
Grupo de recrutamento | 110, 200, 210, 220 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Formador/a | Joana Rita Sousa |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 150.00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Como criar condições para o diálogo em sala de aula: o porquê e outras ferramentas (5.ª edição)
Este curso oferece momentos de reflexão e atividade sobre a temática Filosofia para/com Crianças e Jovens. Permitirá aos educadores e professores criar momentos que permitam às crianças e aos jovens desenvolver competências de diálogo, fazendo uso de ferramentas filosóficas para pensamentos críticos e criativos.
Sessões síncronas previstas
09/10/2023 das 18h30 às 21h00 (segunda-feira)
11/10/2023 das 18h30 às 21h00 (quarta-feira)
16/10/2023 das 18h30 às 21h00 (segunda-feira)
18/10/2023 das 18h30 às 21h00 (quarta-feira)
23/10/2023 das 18h30 às 21h00 (segunda-feira)
25/10/2023 das 18h30 às 21h00 (quarta-feira)
O curso de formação apresenta os seguintes objetivos específicos:
. Refletir sobre referenciais teóricos da Filosofia para / com Crianças e Jovens;
. Identificar ferramentas provocadoras de diálogo filosófico;
. Construir planos de diálogo preparatórios e em sala com os alunos;
. Estruturar caminhos de aplicação das metodologias da Filosofia para / com Crianças e Jovens a partir dos currículos de outras disciplinas;
. Reconhecer o contributo da atitude filosófica no processo de ensino-aprendizagem;
. Contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores.
Módulo I – Contextualização da temática
. A filosofia para crianças: Lipman e Sharp.
. Oscar Brenifier e a prática do filosofar.
. Robert Fisher e o diálogo criativo.
Módulo II – Ferramentas de diálogo filosófico
. Trampolins para o diálogo: recursos (livros, jogos, perguntas, situações).
Módulo III – Planos de diálogo
. Exemplos de planos de diálogo
. Adaptação dos planos de diálogo ao grupo e aos conteúdos programáticos
Módulo IV – Prática de diálogo filosófico
. Conceptualizar, problematizar e experienciar.
. A atitude filosófica.
. Leituras filosóficas.
Módulo V – Como escutar a voz das crianças e dos jovens?
. O papel do educador / professor em sala.
. O papel da criança e do jovem em sala.
. Desafios do diálogo: pensar, escutar e falar.
Avaliação da aprendizagem e da satisfação dos/as formandos/as.
Metodologias teóricas e práticas.
Por se tratar de uma ação sobre diálogo filosófico, inclui metodologias ativas de trabalho de pensamento colaborativo nas sessões síncronas e assíncronas.
Além da parte teórica e expositivo-dialógica a ação prevê e exige uma contínua reflexão crítica e desenvolvimento de trabalho individual e em grupo.
Serão propostos vários exercícios práticos com vista à consolidação do conhecimento.
A aprendizagem realizada pelos/as formandos/as será avaliada tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação:
. Colaboração e participação nas atividades propostas (síncronas e/ou assíncronas) 25%;
. Domínio de conhecimentos e estratégias demonstrados 25%;
. Produção de conteúdos (trabalhos práticos + reflexão final) 50%;
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.