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Home Loja Formação Contínua de Professores Cibersegurança nas escolas (3.ª edição)

Cibersegurança nas escolas (3.ª edição)

70,00 160,00 

Num ambiente cada vez mais digital importa que os gestores escolares que suportam as infraestruturas e as aplicações das organizações educativas consigam, de forma assertiva, encontrar um equilíbrio entre a usabilidade dos recursos e sua a segurança. Pretende-se, com este curso, dotar de conhecimentos e práticas que permitam estruturar sistemas informáticos seguros.

SKU: 05D0076FCP1
Data Início

10/01/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111411/21

Grupo de recrutamento

540, 550

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Paulo Rego

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

Sessões síncronas previstas

10/01/2024 das 18h30 às 21h30 (quarta-feira)
17/01/2024 das 18h30 às 21h30 (quarta-feira)
24/01/2024 das 18h30 às 21h30 (quarta-feira)
31/01/2024 das 18h30 às 21h30 (quarta-feira)
07/02/2024 das 18h30 às 21h30 (quarta-feira)

Num ambiente cada vez mais digital importa que os gestores escolares que suportam as infraestruturas e as aplicações das organizações educativas consigam, de forma assertiva, encontrar um equilíbrio entre a usabilidade dos recursos e sua a segurança. É esperado que os recursos sejam práticos na sua utilização e simultaneamente seguros, de forma a que não comprometam a segurança dos seus utilizadores ou da informação neles partilhada. Pretendemos dotar os formandos de conhecimentos e práticas que lhes permitam estruturar sistemas informáticos seguros e responder eficazmente em caso de ataque cibernético.

Objetivos específicos:

. Conhecer os perigos do ciberespaço e saber como atuar;

. Identificar a exposição da sua infraestrutura escolar e aplicações no ambiente online e adotar medidas mitigadoras de riscos, designadamente medidas estruturais e comportamentais;

. Identificar e mitigar as vulnerabilidades;

. Adquirir um conjunto de comportamentos adequados na utilização do ciberespaço.

Apresentação do curso – 1 hora síncrona

Módulo 1 – O ciberespaço – 1 hora síncrona

– A história da Internet, os seus objetivos e o seu crescimento;

– Os componentes e constituintes da Internet; Seu objetivos; A forma como se interligam;

– Semelhanças e diferenças com o mundo real; Os quatro naturais e o quinto elemento criado; As fronteiras cada vez mais ténues.

Módulo 2 – Os perigos do mundo digital – 1 hora síncrona

– O relatório IOCTA como referência europeia para o cibercrime;

– A dinâmicas das ameaças; A adaptabilidade das ameaças aos contextos geográficos, políticos, sociais e económicos;

– Preocupações pessoais; O relacionamento da informação e comportamento pessoal com o ciberespaço;

– Preocupações profissionais; Os perigos da exposição da infraestrutura e da informação profissional no ciberespaço.

Módulo 3 – A área de exposição – 1 hora síncrona + 5 horas assíncronas

– O princípio da proporcionalidade; A exposição da infraestrutura, das aplicações e das contas;

– O inventário de ativos; Os ativos como equipamentos, aplicações e recursos humanos;

– A avaliação do risco; A valorização do inventário de ativos em termos de risco.

Módulo 4 – Medidas estruturais – 5 horas síncronas + 5 horas assíncronas

– Configuração de equipamentos; Os sistemas operativos; Os antivírus; Os endpoint protection;

– Configuração de redes; Equipamentos ativos de rede; Acessos VPN; Segregação de redes com VLAN;

– Configuração de aplicações; Secure by default; Exposição das portas; Dupla autenticação;

– Cópias de segurança; Localização; Periodicidade.

Módulo 5 – Medidas comportamentais – 3 horas síncronas

– Ensino a distância; As principais ferramentas; As configurações de segurança;

– Caixas de email; Os principais fornecedores; As configurações de privacidade e segurança;

– Acessos à rede; Acesso interno e movimentação lateral; Acesso VPN.

Módulo 6 – O eSafety Label – 1 hora síncrona

– A importância; A sua escola tem um conjunto sólido de políticas e de práticas? A rede informática da sua escola é segura e está protegida? Quando alguma coisa corre mal, os alunos e professores sabem o que devem fazer?

– Como obter.

Avaliação – 2 hora síncronas

Na primeira sessão é efetuada a apresentação do curso, objetivos, conteúdos programáticos, metodologias e recursos tecnológicos para o desenvolvimento da formação.

Durante a formação as sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão centradas nos formandos com recurso a metodologias ativas (“fazer para aprender”) e promovendo a dinâmica de grupo, a interação, o debate, o trabalho colaborativo e a “tentativa e descoberta”.

Na última sessão haverá espaço para a apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido, reflexão final e avaliação do curso de formação.

O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, aplicado no decorrer do curso, de modo a promover o desenvolvimento das aprendizagens, tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias.

Constituir-se-ão elementos de avaliação as interações dos formandos, no decorrer das atividades propostas, que demonstrem o domínio e a aplicação, em contexto educativo, dos conhecimentos e das estratégias a explorar. Acresce à avaliação o Relatório Final de Reflexão Crítica.

Os critérios de avaliação:

– Colaboração e participação ativa nas atividades propostas – 25%;

– Interesse e motivação pelos temas– 25%;

– Produção de conteúdos (trabalhos práticos + reflexão final) – 50%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.

Outras sugestões