Data Início | 03/01/2024 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-113246/21 |
Grupo de recrutamento | 120, 220 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Sarah Narciso |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Aprendizagem da língua inglesa com criatividade (6.ª edição)
Este curso focado no sucesso da aprendizagem da língua inglesa, relaciona os conceitos de gestão da sala de aula, de criatividade e de avaliação formativa, capacitando os professores para ensinar por meios mais criativos.
Sessões síncronas
03/01/2024 – das 18h30 às 21h30 (quarta-feira)
10/01/2024 – das 18h30 às 21h30 (quarta-feira)
19/01/2024 – das 18h30 às 21h30 (sexta-feira)
24/01/2024 – das 18h30 às 21h30 (quarta-feira)
07/02/2024 – das 18h30 às 21h30 (quarta-feira)
. Desenvolver competências de gestão da sala de aula;
. Promover a prática reflexiva, ligando a arte a histórias e outras temáticas transversais ao currículo;
. Orientar o trabalho bilingue e a formação de parcerias entre outros professores, em especial os professores de português;
. Desenvolver competências e promover estratégias de planeamento e avaliação formativa;
. Promover a utilização de recursos diversos e criativos como ferramentas de apoio na aprendizagem.
Módulo 0 – Apresentação (1h síncrona)
. Distribuição de questionário de conhecimento do formando.
. Análise SWOT.
. Brainstorm sobre o que significa a criatividade na sala de aula.
. Que obstáculos enfrentam?
. Ensino em equipa e Coaching como um caminho a seguir.
. Apresentação geral do curso.
Módulo 1 – Gestão da sala de aula (5h síncronas + 3h assíncronas)
. Técnicas para planear uma aula criativa (rotação de ajudantes, nomes de grupos, organização da mesa, regras e expectativas, etc.).
. Recursos educacionais relacionados com a arte – materiais reciclados e recursos naturais.
. Organização da educação artística para crianças (trabalho de grupo, trabalho em parceria e atividades de reflexão em pares).
. Incentivo à alfabetização bilingue através de unidades temáticas e unidades curriculares transversais.
. A importância do ensino curricular transversal e seu significado.
. Como usar os livros de inglês como recursos e não como bíblias.
Módulo 2 – A arte e a criatividade na criação de projetos de aprendizagem (4h síncronas + 5h assíncronas)
. A criação de recursos educacionais criativos.
. O uso de diferentes técnicas para criar e aprender (storytelling, arte, reciclagem).
. Ferramentas e estratégias para a criação de recursos educacionais.
. Cruzar elementos do currículo e objetivos nas disciplinas de inglês e português.
Módulo 3 – Avaliação formativa (2h síncronas + 2h assíncronas)
. Planeamento para avaliação formativa e planeamento de avaliações formativas.
. A importância de aprender a ser reflexivo: planear, ensinar e refletir, usando ferramentas.
Avaliação da aprendizagem (3h síncronas)
Este curso é apoiado por conhecimentos teóricos e práticos, com foco na prática e implementação de aulas criativas para o ensino do Inglês, nos primeiros anos de escolaridade. A prioridade será dada à gestão da sala de aula, à avaliação formativa dos alunos e à sua implementação. Nas sessões síncronas serão proporcionadas oportunidades para a realização de tarefas em grupo, ajudando ao desenvolvimento da confiança na aplicação dos conteúdos trabalhados. Nas sessões assíncronas serão propostas tarefas teóricas para análise de ensaios comparativos e relatórios de estudos de caso e tarefas práticas com um forte enfoque no desenvolvimento e implementação de projetos criativos.
Os critérios de avaliação são:
. Participação e empenho nas atividades propostas ( 25% )
. Criação de projeto de aprendizagem ( 60% )
. Reflexão Crítica Individual ( 15% )
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.