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Home Loja Formação Contínua de Professores Aprendizagem ativa e avaliação formativa (1.ª edição)

Aprendizagem ativa e avaliação formativa (1.ª edição)

70,00 150,00 

Nesta ação pretende-se explorar uma abordagem pedagógica que visa estimular a participação, colaboração e autonomia dos alunos, relacionando-a com a avaliação formativa desmaterializada, decorrente da integração de tecnologias educativa para monitorar o progresso dos alunos de forma contínua e fornecer feedback personalizado.

SKU: FCP131-1
Data Início

02/11/2023

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-121448/23

Grupo de recrutamento

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica

Não

Formador/a

Ricardo Cruz

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

150.00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
02/11/2023 das 19h00 às 20h00 (5.ª feira)
07/11/2023 das 19h00 às 21h00 (3.ª feira)
14/11/2023 das 19h00 às 21h00 (3.ª feira)
21/11/2023 das 19h00 às 21h00 (3.ª feira)
28/11/2023 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)
12/12/2023 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)

– Refletir sobre práticas pedagógicas, considerando a necessidade de preparar os alunos para lidar com os desafios complexos de um mundo em constante evolução.
– Desenvolver competências pedagógicas baseadas nos princípios da aprendizagem ativa, que estimulem a participação, colaboração e autonomia dos alunos.
– Reconhecer os critérios os procedimentos para a criação e adaptar de espaços de aprendizagem para proporcionar ambientes flexíveis e inovadores, que favoreçam a interatividade e a diversidade de abordagens didáticas.
– Utilizar tecnologia educativa para a implementação de avaliação formativa desmaterializada, fornecendo feedback personalizado e ajustando estratégias de ensino e aprendizagem.
– Adquirir os conhecimentos para a conceção de cenários de aprendizagem centrados nos alunos, que promovam a interatividade e a reflexão crítica sobre os conteúdos e processos.

Apresentação (1h síncrona)
Módulo 1: Aprendizagem ativa e ambientes flexíveis (2h síncronas + 3 h assíncronas)
Introdução da ação, expectativas e visão geral da sua estrutura.
Os conceitos de aprendizagem ativa e ambientes flexíveis de aprendizagem.

Módulo 2: Salas de aula dinâmicas (2h síncronas + 3 h assíncrona)
A reorganização do espaço da sala de aula.
Estratégias para promover a transformação dos espaços de aprendizagem.

Módulo 3: Metodologias ativas (2h síncronas + 3h assíncronas)
Vantagens de vários modelos de metodologias ativas: aula invertida e blended learning; instrução de pares; aprendizagem baseada em jogos; gamificação; aprendizagem baseada em projetos.

Módulo 4: Avaliação desmaterializada (3h síncronas e 3h assíncronas)
Estratégias e metodologias de avaliação formativa desmaterializada.
A aplicação de rubricas em contexto digital.

Avaliação – 3h síncronas
Apresentação de trabalho. Avaliação.

As sessões síncronas vão seguir um método expositivo e, simultaneamente, promover a participação e debate entre os formandos, promovendo uma interação, que se pretende que seja estimulante. As sessões assíncronas serão dedicadas a tarefas de autoaprendizagem dos formandos, através da análise e comentário de artigos ou vídeos e redação de breves textos de reflexão.
Os métodos usados serão atividades teórico-práticas (em modalidade síncrona e assíncrona). Utilizar-se-ão recursos como apresentações em Powerpoint®, textos e materiais áudio e vídeos. Utilizar-se-ão aplicações web promotoras da interatividade entre formandos e com os conteúdos a disponibilizar: Padlet, Hypothes.is.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões síncronas e assíncronas – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas em cada módulo – 50%;
– Reflexão final – 25%
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A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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