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Home Loja Formação Contínua de Professores A.G.U.A. em Ciências (2.ª edição)

A.G.U.A. em Ciências (2.ª edição)

70,00 160,00 

Desenvolver competências para promover metodologias ativas em sala de aula, com foco nas “Aprendizagens Gamificadas, Ubíquas e Autónomas” (A.G.U.A.) em Ciências.

SKU: 131D0137FCP2
Data Início

19/04/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-122041/23

Grupo de recrutamento

230, 510, 520

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica

Sim

Formador/a

Ana Medeiros

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

19/04/2024 das 18h00 às 20h00 (6.ª feira)
22/04/2024 das 18h00 às 20h00 (2.ª feira)
27/04/2024 das 9h00 às 12h00 (sábado)
04/05/2024 das 9h00 às 12h00 (sábado)
20/05/2024 das 18h00 às 21h00 (2.ª feira)

Objetivo geral
Reconhecer a importância das Aprendizagens Gamificadas, Ubíquas e Autónomas (A.G.U.A.) em Ciências.

Objetivos específicos:
– Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa (Sala de aula invertida e Gamificação), centradas no aluno, no contexto atual de ensino e de aprendizagem.
– Identificar os benefícios e os desafios das abordagens de Sala de aula invertida e Gamificação em contexto escolar.
– Aplicar métodos e estratégias para a integração de abordagens de Sala de aula invertida e Gamificação em sala de aula/fora da sala de aula.
– Utilizar aplicações e ferramentas web, tendo consciência dos benefícios da sua utilização no processo de ensino/aprendizagem.

Apresentação (1h síncrona)

Módulo 1 – Aprendizagem ativa (1h síncrona + 2h assíncronas)
– Introdução às abordagens metodológicas de aprendizagem ativa: Sala de aula invertida e Gamificação.
– Elaboração do diário de aprendizagem digital

Módulo 2 – Sala de Aula Invertida e Gamificação (2h síncrona + 2h assíncronas)
– Principais benefícios da pedagogia da Sala de aula invertida e Gamificação.
– Estratégias da Sala de aula invertida e Gamificação.
– Exemplos práticos de aprendizagem ativa: Sala de aula invertida e Gamificação.
– Debate sobre as principais diferenças entre Sala de aula invertida e Gamificação.
– Desafios das abordagens da Sala de aula invertida e Gamificação e formas de os ultrapassar.

Módulo 3 – Ferramentas web 2.0 e atividades de aprendizagem (6h síncrona + 7h assíncronas)
– Exploração de ferramentas web 2.0 e apps adaptadas às abordagens da Sala de aula invertida e Gamificação.
– Análise de aprendizagens essenciais.
– Planificação de atividades da Sala de aula invertida e Gamificação para utilização em sala de aula/fora da sala de aula com os alunos na prática da Aprendizagem ativa.

Avaliação (3h síncrona + 1h assíncronas)
Partilha de atividades de aprendizagem.
Avaliação.

Nas sessões síncronas são apresentados os conteúdos de referência através de:
• uma componente teórica que adotará uma metodologia expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos;
• uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, promovendo um ambiente de partilha e colaboração entre os formandos.
Sessões assíncronas nas quais, com orientação da formadora, os/as formandos/as realizarão as tarefas propostas e aprofundarão os temas abordados, as funcionalidades das aplicações e ferramentas no âmbito da Sala de aula invertida e Gamificação.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 50%;
– Reflexão final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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