OuRoute - Citizen-cultural heritage: Creating a new generation of ambassadors through education and training

Coordenado pela INOVA+, o OuRoute é um projeto inovador, assente numa abordagem colaborativa, que visa a promoção de embaixadores culturais através da capacitação de jovens alunos para a proteção e a promoção dos valores europeus como a liberdade, a democracia, a paz, a diversidade e o respeito pelas diferentes culturas.

Coordenador
INOVA+ (PT)

O projeto está a ser implementado em parceria com:
Câmara Municipal de Braga (PT)
Casa do Professor (PT)
Agrupamento de Escolas Doutor Francisco Sanches (PT)
FilmesDaMente (PT)
CESIE (IT)
Comune di Palermo (IT)
Istituto Istruzione Secondaria Superiore Alessandro Volta (IT)
Universidad de Murcia (ES)
Ayuntamiento de Ceutí Felipe de Bordon (ES)
INnCREASE (PL)

Número do projeto:
604661-EPP-1-2018-1-PT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Duração:
2018 – 2021

O projeto internacional OuRoute pretende construir uma expedição ao “património cultural cidadão”, através do envolvimento das comunidades locais, não só na pesquisa do estado da arte, como na cocriação de uma estratégia verdadeiramente partilhada. Um dos propósitos é desafiar estudantes na investigação do património local relativo a artes e ofícios passados e atuais.

A integração neste projeto corresponde a uma viagem de redescoberta através não só da experimentação, como do desenvolvimento de recursos inovadores destinados a docentes e a escolas que apoiem a criação de materiais audiovisuais da autoria dos respetivos alunos. Uma variante transversal à duração do projeto, dinamizado pelo consórcio internacional nas diversas atividades dinamizadas, é o fator: aventura.

A criação de uma comunidade digital, em primeiro lugar, e a materialização de um concurso a nível internacional, posteriormente, garantem o dinamismo necessário para as entidades escolares e respetivos alunos, dedicados à causa em si.

É claro o tipo de abordagem definido à partida: liderada por jovens, assegura que os alunos são criadores e detentores de uma rota dedicada às artes e aos ofícios do passado e do presente. A capacitação das comunidades envolvidas é, sem dúvida, um fator que contribui para o sucesso do projeto, através da respetiva valorização por agregados populacionais dedicados e informados.

A organização de expedições “etno-videográficas”, nas quais se mapeia novas rotas culturais através de recursos audiovisuais, garante registos únicos por novos olhares.

www.ouroute.eu
projects.eu@casadoprofessor.pt