LOOP - Scaffolding in Teachers development: Mentoring and Mentors in induction programs

O projeto internacional LOOP - Scaffolding in Teachers development: Mentoring and Mentors in induction programs, cofinanciado Programa Erasmus+ da União Europeia, e coordenado pela Casa do Professor, parte de um desafio atual que exige uma abordagem comum a nível europeu: a promoção de valores comuns de igualdade, democracia e cidadania acarreta tarefas muito exigentes para a educação. Tal requer um questionamento permanente do papel das escolas e dos professores em toda a Europa.

O projeto está a ser implementado em parceria com:
CESIE (IT)
ASDPESO - Colégio João Paulo II (PT)
ETHNIKO KAI KAPODISTRIAKO PANEPISTIMIO ATHINON (GR)
1o Peiramatiko Gymnasio Athinas (GR)
IPSSEOA Pietro Piazza (IT)
Gymnasiale Oberstufe des Schulzentrums Carl von Ossietzky (DE)

Número do projeto:
2020-1-PT01-KA201-078806
Duração:
Até 31 de agosto de 2023

Estas problemáticas exigem novas propostas metodológicas que apoiem valorizem o importante trabalho dos professores, não apenas numa fase inicial da sua carreira, como em diferentes etapas da sua vida profissional. Se é certo que há um currículo académico que prepara cientificamente os professores, não é menos verdade que não os prepara para enfrentar muitas dificuldades, que sentirão a partir do primeiro ano de atividade.

Os professores com mais anos de carreira e um conhecimento aprofundado do sistema educativo precisam de acompanhar as vivências atuais dos alunos. Esta realidade mostra a necessidade de apoiar uns e outros, motivando-os e criando condições para melhorar a sua eficácia e, consequentemente, a sua satisfação.

O LOOP (designação associada à união, à sabedoria e à evolução), que se sustenta em valores como os da diversidade na educação, igualdade de oportunidades de sucesso escolar e educativo, pilares desta parceria estratégica, permite a construção de novas abordagens pedagógicas e didáticas, especialmente focadas na inclusão e no trabalho cooperativo.

O projeto pretende, igualmente, contribuir para que na formação sejam dadas oportunidades aos professores em início de carreira e, perante novos contextos escolares, de apoio assentes na aquisição de práticas pedagógicas articuladas nos contextos, numa perspetiva de intergeracionalidade, reforçando as competências de professores, formadores e mentores de professores, através de recursos e da promoção de redes de aprendizagem comunitária.


projects.eu@casadoprofessor.pt