Projetos Internacionais
AROSE - Advancing and Reassessing Oral Skills in English
O principal objetivo do projeto internacional AROSE: Advancing and Reassessing Oral Skills for English, composto por nove parceiros do sul da Europa, é a melhoria do nível de inglês de alunos, bem como a promoção das suas habilidades sobre o uso do ensino fundamental da língua estrangeira.
Coordenador
Universidade de Múrcia (ES)
O projeto está a ser implementado em parceria com:
•
Casa do Professor (PT)
•
Agrupamento de Escolas de Amares (PT)
•
Region de Murcia (ES)
•
Instituto de Educacion Secundario La Flota (ES)
•
IS "Duca Abruzzi - Libero Grassi" (IT)
• CESIE (IT)
• Adiyaman Bilim ve Sanat Merkezi (TR)
• Adiyaman Milli Egitim Mudurlugu (TR)
Número do projeto:
2019-1-ES01-KA201-065597
Duração:
2019 – 2022
Entre as aptidões necessárias descritas pela Comissão Europeia sobre competências cruciais para a aprendizagem ao longo da vida, encontramos Comunicação em uma língua estrangeira entendida como a capacidade de expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, fatos e opiniões oralmente e por escrito em uma língua estrangeira.
De acordo com diferentes relatórios europeus, a cidadania europeia tem como pré-requisito o domínio efetivo de um segundo idioma, sendo o inglês o idioma de escolha na maioria dos os países. Por outro lado, testes de avaliação externa da proficiência em inglês por europeus mostram, sistematicamente, resultados que comprovam a baixa capacidade dos alunos dos países do Sul nas habilidades orais de inglês (ouvir e falar), com um desequilíbrio óbvio quando comparado com o Norte da Europa.
Este projeto visa influenciar o desenvolvimento de competências de avaliação de professores para potenciar a reflexão sobre a prática, bem como proporcionar um melhor entendimento do aumento das possibilidades de sucesso dos alunos, através da implementação de uma avaliação de competência. O propósito é incluir testes úteis de avaliação de habilidades orais no final exames desses níveis secundários, que teriam um peso específico na nota final, o que tornaria professores e alunos e fornecer uma diretriz com recomendações para professores, escolas, partes interessadas e decisores políticos.
O projeto AROSE organizará quatro eventos multiplicadores, um em cada país (Espanha, Itália, Portugal e Turquia) - o último deles será a conferência final internacional, organizada em Múrcia, pela entidade coordenadora. Para além disso, estão previstos cursos de formação para professores de todos os países.
Um dos objetivos do projeto é a criação de uma plataforma de ensino-aprendizagem para melhorar o nível de inglês dos alunos.
Plataforma AROSE: arose.programaseducativos.es
Site:
www.um.es/aroseproject
projects.eu@casadoprofessor.pt