Critérios de Avaliação Pedagógica em Contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Enquadramento 

Ação sobre os critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos, à luz das novas orientações da tutela relativamente ao processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, nomeadamente o Decreto-Lei nº 55/2018 e as Portarias 223-A, 226-A e 235-A/2018. 

Objetivos 

– Revisitar conceitos básicos relativos à Avaliação Pedagógica: natureza, fundamentos e princípios; avaliação formativa e avaliação sumativa; avaliação ≠ classificação; processos de recolha de dados. 
– Conhecer a legislação em vigor no que diz respeito à avaliação das aprendizagens dos alunos; 
– Compreender as Aprendizagens Essenciais como documento curricular de base para a planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem; 
– Reconhecer o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como documento matriz do ensino e da aprendizagem; 
– Analisar criticamente critérios de avaliação de escolas, reconhecendo pontos fortes e fracos; 
– Construir um layout para trabalhar os critérios de avaliação de escola/agrupamento. 

Formadora

Sandra Oliveira Cardoso 

Autora e Formadora de cursos de Ciências da Educação na Casa do Professor.
Professora do Quadro/Consultora de Formação no Centro de Formação do Alto Cávado.
Doutoramento em Desenvolvimento Profissional Docente pela Universidade de Santiago de Compostela, 2014.
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade do Minho, 2007. Licenciatura em Português na Universidade do Minho, 1994.