Exposição “A alma das coisas” patente na Casa do Professor

Entre 2 de julho a 15 de setembro, visite a exposição “A alma das coisas” da artista Lurdes Rodrigues aqui, na Casa do Professor.

Todos as obras encontram-se à venda.

Biografia

Maria de Lurdes Rodrigues nasceu em Braga a 19 de maio de 1957, licenciou-se em Artes Plásticas Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto e Pós-Graduação em Educação Especial.

A sua atividade artística teve início em 1993, com exposições na XI Bienal de Balconadas, Ayuntamiento de Betanzos, III Exposicion Internacional de Arte Contemporâneo, Extremadura, Espanha, Encontro Ibérico de Artes Plásticas em Oropesa, Arte na Leira Caminha, Festival de Artes de Seia, XI Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira, Mertolarte 18, Coletiva na Sala Gótica, Câmara Municipal de Barcelos e Coletiva na fundação da Bienal de Vª Nª de Cerveira. Participou no Prémio de Ilustração SANFIL Medicina 2023 e DeVagar, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa.

A primeira exposição individual aconteceu em 2004, na Quinta de Enfias, Braga, dando prossecução à realização de outras tantas exposições no Alto Minho.

O trabalho da artista foi premiado em 2006 com a atribuição do 1º Prémio de Pintura no concurso “Descobrir Viana” atribuído pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e o 3º Prémio de Pintura do Concelho do Alvito. Em 2007 recebeu uma Menção Honrosa no 1º Concurso de Pintura “A Bica Quente”, Vizela. Em 2011, obteve o 5º Prémio no concurso internacional PORTUGAL 2010, em 2013 o 2º Prémio de pintura do concurso “Áquae Flaviae – Valores Culturais” e em 2017, Menção Honrosa no concurso de pintura “À descoberta do mestre”, atribuído pelo Município do Sardoal em Lisboa. Em 2023 obteve o 4º Prémio de pintura no concurso “Des_romaria”, Festas da Agonia, Viana do Castelo.

As suas obras poderão ser compreendidas como produções decorrentes do seu contexto de vida que nos remetem para o figurado, criando um enredo subjetivo, através da sua ligação à fantasia e realidade num contexto festivo ou também com carácter intimista.

Faz parte dos grupos artísticos, Grupo Artístico Luso-Galaico (GALG), Arte Celano, Associação Artística de Gondomar (ARGO) e Silvestre Raposo Associação Cultural.