20 educadores de 6 países reúnem em Braga para abordar a biodiversidade nas STEAM

Esta quarta-feira (28 de fevereiro), 20 educadores de seis diferentes países (Grécia, Itália, Polónia, Irlanda, Brasil e Portugal) reúnem na Casa do Professor, em Braga, para um workshop intensivo sobre a biodiversidade e a sua integração no Ensino.

A agenda de três dias incluirá uma variedade de atividades: seminários, workshops e visitas. Os participantes terão a oportunidade de partilhar boas práticas, fazer a pilotagem de planos de aula desenvolvidos para cada disciplina STEAM e debater os resultados das atividades.

Durante este período, teremos a intervenção de cinco formadores:

  • Dra. Ariana Macieira (Microbióloga de Braga) para dinamizar a sessão “Como integrar os dois conceitos Biodiversidade e STEAM na educação”;
  • Dr. Hugo Direito Dias (Diretor Pedagógico do Colégio D. Pedro V), que nos oferecerá uma visita às suas instalações para partilhar boas práticas no âmbito da Biodiversidade ligada às artes na educação;
  • Dr. Vítor Moreira Martins (Professor do Quadro de Zona Pedagógica no Agrupamento de Escolas André Soares, neste momento com destacamento no Centro de Ciência Viva de Braga e vencedor do prémio Melhor Plano de Aula 2022, atribuído pela Foundation for Environmental Education);
  • Dra. Catarina Loureiro, fundadora do projeto educativo “Estórias com Ciência” sobre Ciências, Natureza e Sustentabilidade;
  • Dra. Ana Nunes, Mestre em Educação Pré-Escolar e a frequentar o Doutoramento em Estudos da Criança na Universidade do Minho.

Salienta-se que, como parte integrante do programa, os participantes visitarão a Quinta Pedagógica de Braga – Centro de Formação e Experimentação Ambiental. Este espaço visa sensibilizar para questões ambientais, nomeadamente para a importância do ambiente para o nosso bem-estar, bem como para a importância da adoção de comportamentos em prol do ambiente, compreendendo os efeitos das atividades humanas e explorando alternativas sustentáveis que podemos adotar.

O evento incluirá, igualmente, uma reunião de parceiros dedicada à discussão do plano de trabalho, atividades de disseminação e sustentabilidade do projeto.

A iniciativa culminará com uma avaliação do programa, seguida da entrega de certificados aos participantes e parceiros.

Esta iniciativa visa impulsionar a integração de abordagens inovadoras no ensino da biodiversidade, capacitando os educadores para inspirarem as futuras gerações a tornarem-se defensores comprometidos do nosso meio ambiente.

O evento contará com a participação de professores de várias instituições: Lambda-Twelve, Neue Schule Athen e Chalkiades Primary School (Grécia); I.C. Ai Campi Elisi e Istituto Comprensivo Sanluri (Itália), S.P. Mroków (Polónia); St John’s SNS Arklow (Irlanda), Renctas (Brasil) e Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo (Portugal).

A iniciativa decorre no âmbito do projeto United in Biodiversity: A STEAM Approach to Biodiversity Education in European Schools. Lembrar que este projeto inovador, financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, tem como objetivo integrar a biodiversidade nas disciplinas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).