Associe-se Já! Conheça todas as Vantagens Preencha o formulário e receba por email todas as vantagens de ser associado da Casa do Professor! Beneficie de preços especiais na formação, usufrua de descontos em farmácias e lojas, apoio jurídico gratuito, apoio nos concursos e muito mais!

Donativo

A partir de €5 pode apoiar o projeto solidário Novelos de Afetos – Meadas de Partilha. 
Selecione o montante pretendido e, em apenas um passo, ajude os alunos carenciados e receba o recibo de donativo. 
Por cada donativo, receberá gratuitamente a mascote do projeto e o cartão BP/Casa do Professor.*

Quais os benefícios em apoiar projetos de solidariedade?

São vários os benefícios fiscais destinados a particulares e empresas que apoiam projetos solidários. Sabia que os diversos benefícios concedidos pelo Estado abrangem não só empresas, como particulares? É considerado um donativo a entrega de um apoio a entidades de solidariedade sem qualquer contrapartida associada (que pode ser materializado em bens ou dinheiro).

Benefícios para empresas

Neste caso, qualquer donativo é considerado dedução do lucro tributável da empresa – e se o apoio for, por exemplo, concedido a entidades públicas, não existe um limite associado. O montante dedutível poderá ser de 140% do valor total no caso de apoio a iniciativas exclusivamente privadas objetivos sociais. Às restantes situações aplicam-se diferentes limites de acordo com os fins sociais apoiados, com um valor dedutível de 130% do total ou 150% no caso de apoio a medidas sociais específicas previstas na legislação.

Benefícios para particulares

Os donativos em dinheiro efetuados por pessoas singulares são considerados deduções no âmbito da coleta do IRS em valor correspondente a 25% do montante total da importância cedida. No entanto, ainda no âmbito de doações por particulares, importa confirmar se poderá estar sujeito a algum tipo de limitação.

Lembramos, no entanto, que todos os donativos efetuados, por exemplo, em 2021 apenas serão deduzidos em 2022, através da respetiva declaração de IRS. Conclua o seu donativo até ao último dia de dezembro. Lembre-se: guarde sempre o comprovativo válido referente ao seu donativo. Nenhum donativo é válido perante o Fisco se não tiver um documento válido – no nosso caso, receberá comodamente por e-mail.

Conheça os nossos parceiros solidários

Arte de Comunicar
BP Portugal
Central Ópticas
Centro de Estudos “Crescer Mais”
Centro de Medicina Dentária das Taipas
Centro Médico Norton de Matos
Clínica Pediátrica de Braga
Clínica MIM
Clínica Oftalmológica do Minho
Clínica de Sta. Bárbara
Clinicés
CTEM Academy
Ergovisão

Farmácia Martins
Fundação PT
Grupótico de Real
Gym Tónico
Equipa Sócio-Caritativa da Igreja dos Congregados
Liberty Seguros
Opticália
Ópticas Minho
Palmeira Saúde
Porto Editora
Ser&Ver
Voz e Nós

*O cartão de desconto em combustível BP/Casa do Professor apenas será entregue a associados da Casa do Professor e respetivo agregado familiar com a situação regularizada. Caso nenhum destes valores se adeque ao total que gostaria de doar, sugerimos que selecione mais do que um até atingir o montante pretendido visível no carrinho de compras.

Caso pretenda ajudar com um valor específico, pode fazê-lo através de transferência bancária.

PODE TAMBÉM AJUDAR