A 4.ª Learning, Teaching, Training Activit (LTTA) do LOOP – Scaffolding In Teachers Development: Mentoring And Mentors In Induction Programs, que decorreu de 6 a 8 de março em Bremerhaven, na Alemanha, permitiu adquirir e aprofundar conhecimentos bastante úteis, tendo-se focado especialmente na testagem dos MOOCs para mentores e mentorandos, cujo lançamento está previsto até ao final deste mês.
Do programa, destacam-se:
- As apresentações do sistema educativo da Schulzentrum Carl von Ossietzky e da mentoria de Professores na Alemanha, bem como nos diferentes países europeus;
- Job shadowing a algumas aulas que decorriam na Schulzentrum Carl von Ossietzky;
- Debate sobre as experiências de mobilidade e os prós e contras da mentoria e e-mentoria;
- Divulgação de informação sobre a formação e os programas de mobilidade Erasmus+ para professores e alunos, feita pela EuropaPunkt Bremen;
- Apresentação do LOOP, no Senatorische Behörde für Kinder und Bildung;
- Partilha do exemplo “School of the Future”, tido como um caso de sucesso no ensino;
- Discussão do perfil dos professores em início de carreira e daqueles que possuem mais experiência;
- Debate sobre o interesse dos professores na plataforma Match the Mentor;
- Seminário sobre as boas práticas dos programas de indução de professores em formato presencial.
Durante a LTTA, houve tempo, ainda, para uma visita guiada à Town hall / ‘Bremische Bürgerschaft’ e para assistir a um concerto do Coro de Professores de Bremerhaven.
Nos dois dias que se seguiram, 9 e 10 de março, realizou-se a 4.ª Transnational Project Meeting (TPM) do LOOP, onde se fez uma overview do seu progresso, uma reflexão sobre os MOOCs e se falou de questões mais burocráticas relativas ao projeto.