Casa do Professor leva a Palermo os resultados do projeto CYBER

Como tornar os jovens mais conscientes, preparados e seguros perante os desafios do mundo digital? Foi em torno desta questão que os parceiros do projeto CYBER – Conscious Youth Behaviours in Emerging Realities se reuniram em Palermo, Itália, para a última reunião Transnacional do projeto.

O Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor apresentou os resultados alcançados no âmbito do Work Package 4 – Pilot Training and Certification, dando a conhecer o percurso desenvolvido desde o diagnóstico das necessidades dos professores até à implementação dos programas-piloto com alunos nos cinco países parceiros.

De professores para alunos: um percurso que chegou a 374 jovens

O WP4 traduziu-se numa experiência concreta de formação e experimentação em contexto educativo. Ao longo da sua implementação, foram envolvidos 35 professores e educadores nas atividades de diagnóstico, 17 professores foram formados como facilitadores-piloto e 374 alunos participaram nos programas-piloto nacionais.

Os resultados foram claros: a formação nesta área ainda é insuficiente e os professores manifestaram a necessidade de abordagens mais práticas e baseadas em situações reais.

A partir destes resultados, foram desenvolvidas ações de formação para professores, seguindo-se a formação internacional conjunta realizada em Braga, em janeiro de 2026, e, posteriormente, os pilotos nacionais dirigidos aos alunos.

Em Portugal, o programa envolveu 30 alunos, ao longo de 20 horas, distribuídas por dez sessões de duas horas. No conjunto dos cinco países, foram alcançados 374 alunos.

Jogos digitais: a aposta que conquistou os alunos

Os dados recolhidos nos cinco países mostram que 93% a 100% dos alunos recomendariam os jogos CYBER aos seus pares, tendo estes sido identificados de forma consistente como o elemento mais apreciado das atividades.

Os resultados confirmam, assim, o potencial de metodologias interativas e práticas para abordar temas como a segurança online e os riscos associados ao mundo digital, tornando a aprendizagem mais próxima das experiências quotidianas dos jovens.

Um projeto que continua para além da sala de aula

Para além da apresentação dos resultados do WP4, o encontro de Palermo permitiu aos parceiros fazer um balanço global do projeto e discutir a disseminação, exploração e sustentabilidade dos seus resultados, bem como futuras oportunidades de colaboração.

A participação da Casa do Professor neste encontro permitiu, uma vez mais, partilhar conhecimento, apresentar resultados e contribuir para a reflexão europeia sobre a educação para uma utilização mais segura, crítica e consciente do mundo digital.
O próximo passo deste projeto consiste na fase de exames e atribuição da Certificação CYBER (R6) ao pessoal escolar através da plataforma Aristoteles, validando a sua capacidade de implementar Sistemas de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) alinhados com as normas ISSO.

CYBER – Conscious Youth Behaviours in Emerging Realities
Referência: 2023-1-EL01-KA220-SCH-000156982