No âmbito do projeto Erasmus+ AROSE, coordenado pela Universidad de Murcia, a equipa do Centro de Inovação da Casa do Professor esteve em Palermo, Itália, de 6 a 8 de abril, para participar em sessões de trabalho e numa ação de formação dirigida a professores de inglês.
Durante estes três dias, os participantes acederam e testaram as ferramentas criadas pelo projeto, que pretendem desenvolver e avaliar as competências orais em inglês de alunos do secundário e que serão implementadas em contexto de sala de aula – com vista à melhoria dos resultados dos alunos tanto ao nível da proficiência oral como da escrita e leitura.
O projeto AROSE tem como principal objetivo melhorar as competências orais na língua inglesa dos estudantes nos países do sul da Europa, onde esta necessidade é mais acentuada, comparativamente com o norte.
Além da Casa do Professor, o projeto está a ser implementado com os seguintes parceiros: Agrupamento de Escolas de Amares (PT); Region de Murcia (ES); Instituto de Educacion Secundario La Flota (ES); IS “Duca Abruzzi – Libero Grassi” (IT); CESIE (IT); Adiyaman Bilim ve Sanat Merkezi (TR); e Adiyaman Milli Egitim Mudurlugu (TR).
Prevê-se que a conferência final do projeto decorra no dia 31 de maio de 2022, em Múrcia. Nela serão apresentadas as ferramentas de avaliação criadas e que estão integradas na plataforma web do AROSE.