A Casa do Professor foi distinguida com a acreditação Erasmus+ no setor do Ensino Escolar, uma ferramenta que permite abrir o intercâmbio e a cooperação transfronteiriços a professores, dirigentes escolares e outro pessoal escolar.
De acordo com a Agência Nacional Erasmus+, esta acreditação, válida até 2027, confirma que a Casa do Professor “criou um plano para realizar atividades de mobilidade de elevada qualidade no âmbito de um esforço mais vasto de desenvolvimento da sua organização”.
Deste modo, a nossa instituição pode disponibilizar aos professores associados financiamento do Programa Erasmus+ para o desenvolvimento de períodos de formação contínua na modalidade de job-shadowing, em entidades parceiras de toda a Europa.
A Casa do Professor compromete-se, assim, a melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem neste domínio através do apoio ao desenvolvimento profissional dos envolvidos; promoção da utilização de novas tecnologias e métodos de ensino inovadores; melhoria da aprendizagem de línguas e da diversidade linguística nas escolas; e apoio na partilha e transferência de boas práticas no âmbito do ensino e do desenvolvimento escolar.
Realçar que, em 2022, o projeto TIP – Technologies to Improve Pedagogy, coordenado pela Casa do Professor, enviou 20 professores para uma semana de job-shadowing na Grécia, Itália, Espanha, Lituânia, Hungria e Suécia.
Também no âmbito deste projeto, serão enviados, este ano, 30 professores para outros países. Entre eles, dois já estiveram no Chipre e três estão atualmente em França. Em abril, viajarão dois docentes para a Noruega e, em junho, outros dois para a Grécia.