
A Casa do Professor realiza, no dia 8 de julho, entre as 09h00 e as 17h00, uma atividade na natureza para as crianças entre os 3 e os 12 anos.
A iniciativa decorrerá no local Vincular, no Centro Hípico Trote (Rua José Lucílio Leite de Araújo, 15 / 4710-401 Braga).
Esta será uma sessão dinamizada no exterior, pautada por momentos de brincadeira livre e desafios orientados, com aquilo que de melhor a natureza tem para oferecer.
O local onde se realizará a atividade é de um projeto que, inspirado na metodologia da escola da floresta, tem como principal objetivo fomentar os laços com as artes, a ciência e os animais, num local privilegiado: a natureza.
As inscrições podem ser feitas até 5 de julho e o valor inclui seguro e lanches da manhã e da tarde (bolacha de arroz/milho ou pão e fruta).
IMPORTANTE
Os cuidadores das crianças devem trazer: almoço, que será devidamente acondicionado e aquecido na hora; cantil/garrafa de água, corretamente identificada; muda de roupa completa (incluindo calçado); chapéu ou boné em caso de dia de sol e protetor solar aplicado; e roupa adequada ao tempo e às atividades – pernas SEMPRE cobertas e calçado fechado.
PROGRAMA
- Receção das crianças com dinâmica quebra gelo
- Caminhada (Mata de Montariol ou Trote) com caça ao tesouro
- Explorações
- Brincadeira Livre
- Atividade de ciência
- Atividade de arte
- Jogos Tradicionais
- Visita aos animais
- Volta a cavalo
Valor: 20€ /criança
Sobre o projeto Vincular
A matriz das atividades lúdicas do projeto Vincular tem como baluarte, por um lado, a aquisição de conhecimentos sobre o meio natural. Por outro lado, pretende incrementar habilidades cada vez mais valorizadas na sociedade, as soft skills: liderança, resiliência, criatividade, empatia, espírito de entreajuda, proatividade e comunicação.Trata-se, de facto, de uma resposta aos pais e educadores que, cada vez mais, acreditam que a proximidade com a natureza auxilia no desenvolvimento integral e é importante para que as crianças e jovens cresçam mais saudáveis e felizes. Doses de natureza são fundamentais, inclusive para compensar o estilo de vida infantojuvenil, na atualidade, que soma imersão tecnológica a menos espaço e tempo para brincadeiras.