A Casa do Professor, em colaboração com a Universidade de Lisboa, a DGAE e a INOVA+, deu a conhecer o relatório de recomendações LOOP no II Seminário de Políticas Educativas, que teve lugar, no passado dia 19 de maio, na Universidade de Lisboa. O documento apresenta um modelo inovador de progressão na carreira, pretendendo constituir-se como uma referência na criação e melhoria de programas de indução e capacitação de mentores em toda a Europa, promovendo o bem-estar, a motivação e a retenção dos professores na carreira.
O programa de indução LOOP aborda cinco dimensões fundamentais da prática docente: didático-pedagógica, disciplinar, burocrática/administrativa, emocional e sociocultural, tendo cada uma delas como principais caraterísticas a flexibilidade e a diversidade de atividades, essenciais para atender às necessidades e desafios individuais dos professores.
O relatório resulta de um conjunto alargado de iniciativas desenvolvidas ao longo de um ano de trabalho em sete países do consórcio. A sua elaboração proporcionou evidências sólidas que justificam a tomada de decisões políticas para a adoção de um importante instrumento de apoio aos professores, tanto no início do exercício da sua profissão, como em momentos de mudanças significativas, como é o da transição para diferentes ciclos de ensino, grupos de ensino ou o retorno à profissão, após longos períodos de ausência.
O reconhecimento da extrema relevância do modelo deve traduzir-se em ações concretas, pelo que as recomendações apresentadas, face à urgência da sua adoção e implementação, apontam para que se:
- Garanta o acesso sustentado à indução por meio da mentoria;
- Atribuam competências às estruturas envolvidas no processo;
- Induzam os professores e desenvolvam competências relevantes,
- Valorize o conhecimento especializado dos professores;
- Adaptem os programas ao contexto profissional e às necessidades individuais;
- Implementem os programas em vários níveis de ação;
- Assegure a participação efetiva de todos os envolvidos;
- Reconheçam as competências adquiridas e validem os programas desenvolvidos.