O Auditório da Casa do Professor acolherá, no dia 15 de novembro, a Conferência Final do T-SHIRT, debruçada sobre o tema O papel dos professores na desconstrução de estereótipos de género.
O projeto T-SHIRT – Tools on Suporting the figHtfor Issues of gendeR Traditiona-lity and disparities, coordenado pela Casa do Professor, reúne sete instituições de cinco países europeus em prol do mesmo objetivo: a construção de uma sociedade mais igualitária a partir da escola. Em concreto, propõe uma abordagem pedagógica comum entre todos os parceiros do projeto para a consciencialização da igualdade de género, através da capacitação dos professores para a temática e da sensibilização dos alunos, a quem serão cedidos recursos e propostas atividades extracurriculares.
A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia.
A desigualdade de género tem sido um problema que se estende a uma das vertentes mais importantes da nossa sociedade: a EDUCAÇÃO ESCOLAR.
O sistema educativo é o contexto que permite uma mudança efetiva tanto a nível individual como social, fundamental para a eliminação das desigualdades de género.
Os professores são os principais intervenientes responsáveis pela implementação desta função elementar da educação, atuando como portadores dos valores e códigos culturais da sociedade.
Nesse sentido, a sua capacitação através de metodologias, abordagens inovadoras e ferramentas que promovam uma atmosfera escolar mais justa e inclusiva torna-se uma necessidade, nomeadamente no que concerne às questões de género.
Os professores necessitam de formação ao nível do comportamento e interação em sala de aula com os alunos, para poderem identificar o preconceito de género e, consequentemente, responder de forma adequada recorrendo a metodologias e recursos de aprendizagem.
Entidades Parceiras:
- CSI – Center for Social Innovation (CY)
- Universitatea Din Bucuresti (RO)
- Xenios Polis (GR)
- INOVA Consultancy LTD (UK)
- InnovED – Center for Education and Innovation (GR)
- PanepistimioThessalias (GR)
Objetivos:
- Capacitar os professores – enquanto principais intervenientes da educação – para que se encontrem aptos para a integração das questões de género na sala de aula e contribuir para a eliminação do preconceito.
- Contextualizar a abordagem dos comportamentos de género emergentes nas salas de aula e nos manuais escolares;
- Possibilitar aos professores a oportunidade de receberem formação orientada para resultados de qualidade, bem como o reforço das suas competências.
- Criar e disponibilizar ferramentas digitais inovadoras – como recursos de aprendizagem individualizados – tirando partido das TIC.