Braga acolhe Conferência Final do projeto ouRoute

A Conferência Final do ouRoute, intitulada “Social Inclusion and Cultural Heritage”, realiza-se a 28.05.2022, entre as 10h00 e as 12h30, na Escola André Soares, em Braga.

O evento contará com a participação dos parceiros do projeto de Portugal (Casa do Professor, Câmara Municipal de Braga, Agrupamento de Escolas Doutor Francisco Sanches e FilmesDaMente), Espanha (Universidad de Murcia e Ayuntamiento de Ceutí Felipe de Bordon), Itália (CESIE, Comune di Palermo, Istituto Istruzione Secondaria Superiore e Alessandro Volta) e Polónia (INnCREASE) que apresentarão as atividades desenvolvidas ao longo de três anos e partilharão as suas experiências.

A iniciativa decorrerá em formato presencial e em língua inglesa e incluirá também a apresentação de dois projetos no âmbito do Património Cultural, bem como a entrega de prémios aos autores dos vídeos vencedores do Concurso Internacional desenvolvido no âmbito do projeto ouRoute.

A participação é gratuita, mas é necessário efetuar inscrição.


O projeto tem como objetivo promover valores comuns, o património cultural e a inclusão social através da educação, utilizando uma abordagem construtivista.

Com a duração de três anos, envolveu viagens de (re)descoberta e expedições “etno-videográficas” que colocaram estudantes de meios desfavorecidos no centro da ação. As atividades do projeto tiveram lugar nas escolas e em torno delas, centrando-se em rotas culturais certificadas e no património imaterial relacionado com “artes e ofícios antigos e novos”.

Principais atividades desenvolvidas no âmbito do projeto ouRoute:

  • Mapeamento da expedição de património cultural cidadão (envolvimento das comunidades locais na investigação sobre o estado da situação e co-desenho de uma estratégia partilhada e encorajamento dos estudantes a pesquisar o seu património local sobre artes e ofícios antigos e novos);
  • Viagem de (re)descoberta (desenvolvimento e teste de recursos educativos inovadores para professores e escolas e apoio aos estudantes na produção dos seus recursos audiovisuais);
  • Manter a aventura viva (criação e animação da Hub online “Património cultural cidadão” e organização de um concurso internacional para estudantes e escolas).