O curso dinamizado por Hugo Martins propõe a construção de materiais interativos com recurso a diferentes ferramentas e aplicações, criando oportunidades para que os alunos utilizem as tecnologias para se expressar e comunicar o saber histórico. destina-se a professores dos grupos de recrutamento 200 e 400 e releva para a progressão na dimensão cientifica e pedagógica.

Espera-se que no final da ação de formação seja possível uma mudança nas práticas e procedimentos no processo de ensino/aprendizagem da História, após:

– consciencialização dos formandos das especificidades que a escola vive por se mover na era da sociedade da informação e do conhecimento, na qual a Web 2.0 e os recursos aí disponíveis representam a realidade com que os alunos interagem diariamente;

– reflexão sobre a qualidade e potencialidades das aplicações educativas digitais demonstradas e construídas pelos formandos;

– reconhecimento das competências digitais e das competências pedagógicas digitais exigidas ao professor;

– operacionalização de estratégias de motivação para a aprendizagem da História com recurso a ferramentas e aplicações digitais.


Sessões Síncronas

16 dezembro das 19h00 às 21h00
06 de janeiro das 19h00 às 21h00
13 de janeiro das 19h00 às 21h00
20 de janeiro das 19h00 às 21h00
27 de janeiro das 19h00 às 21h00