Abertas inscrições para ACD sobre como elaborar o relatório de autoavaliação

Já se encontram abertas as inscrições para a ACD “Avaliação de desempenho docente: Como elaborar o relatório de autoavaliação?“, dirigida a docentes de todos os grupos disciplinares. A ação de 3 horas decorre no dia 4 de maio (sábado), em formato online, entre as 09h30 e as 12h30, sendo gratuita para os associados da Casa do Professor.

De acordo com o Decreto Regulamentar n.º 26 de 2012, os documentos a elaborar pelo avaliado no âmbito da avaliação de desempenho docente são: o projeto docente, de carácter facultativo, e o relatório de autoavaliação.

Muitas das vezes, a menção e classificações atribuídas aos docentes resultam de relatórios de autoavaliação que não respeitam o estipulado e não permitem ao avaliador avaliar, com o devido rigor, o trabalho efetuado pelos docentes avaliados.

Com esta formação, pretende-se, por um lado, envolver os docentes neste processo, tornando-o mais rigoroso e exigente e, simultaneamente, demonstrar aos docentes a importância da avaliação na melhoria do seu desempenho profissional e, consequentemente, na promoção do sucesso escolar.

SOBRE A FORMADORA

Maria Rosário Carrilho possui três pós-graduações realizadas na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC): em Administração Escolar e Inovação Educacional; Supervisão (curso de especialização); e Inovação e Mudança Educacional (curso de especialização). Além disso, concluiu o Mestrado em Inovação e Mudança Educacional, na mesma Escola e Instituto, e é licenciada em Geografia – Ramo Educacional, pela Universidade do Porto. É professora do Grupo 420 (Geografia), assumindo funções de Adjunta da Diretora do Agrupamento de Escolas onde leciona. É coordenadora da Equipa Multidisciplinar da Educação Inclusiva; da equipa PADE (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital; e do grupo Simplex. Autora de vários trabalhos publicados na área do trabalho colaborativo e inovação educacional, é formadora de professores certificada pelo CCPFC.