O gosto pela música é algo que surge naturalmente na maioria das crianças, manifestando, desde cedo, interesse em ouvir melodias, cantar e reproduzir ritmos. Nos primeiros anos de vida, os pais assumem um papel crucial no que diz respeito à sensibilização das crianças para o mundo dos sons, sendo importante a adoção de uma postura ativa neste sentido, através de vários estímulos.
Quanto mais sensibilizada a criança estiver a este nível, mais facilidades terá, futuramente, no processo de aprendizagem da música.
Estudos científicos afirmam que a educação musical deve ser encarada enquanto componente fundamental para o desenvolvimento das crianças, apresentando um conjunto de vantagens que devem ser tidas em consideração, no momento de ponderar inscrever o seu filho numa escola de música. Destacamos as seguintes:
- Estimulação da criatividade e da sensibilidade
A educação musical explora a sensibilidade individual de cada criança face mundo e às pessoas ao seu redor. Simultaneamente, trabalha a sua imaginação e ativa várias áreas sensoriais do cérebro, estimulando assim, a criatividade.
- Desenvolvimento da disciplina, da concentração e do raciocínio
As crianças que estudam música revelam ter uma maior capacidade de concentração e disciplina, bem como um raciocínio lógico mais rápido.
- Aumento de autoconfiança e sentido de responsabilidade
Através da educação musical, as crianças desenvolvem uma maior capacidade de resolução de problemas, confrontando-se com as suas dificuldades diárias e encontrando diferentes soluções. Neste processo desenvolvem também a sua autoconfiança e o sentido de responsabilidade.
- Ampliação das capacidades motoras, intelectuais e emocionais
Ao longo da aprendizagem da música, as crianças aplicam simultaneamente diferentes capacidades motoras, intelectuais e emocionais. Este trabalho revela-se muito importante ao longo da vida, pois permite uma maior capacidade de adaptação a diversas situações que poderão exigir o domínio de competências diversificadas.
Por fim, importa referir que cada criança deverá ter a liberdade de escolher o instrumento que lhe for mais cativante, sem que haja intervenção por parte de terceiros. Estamos certos de que se a criança gostar do instrumento que se propõe explorar, a aprendizagem através da música será obviamente mais vantajosa.
A Academia de Música da Casa do Professor disponibiliza, atualmente, 16 diferentes instrumentos para todos aqueles que querem aprender ou aperfeiçoar. Saiba mais!