Casa do Professor coordena novo projeto internacional sobre igualdade de género

O T-SHIRT integra sete entidades de cinco países europeus

Partindo da problemática da desigualdade de género, a sua extensão à educação escolar e a importância do sistema educativo na mudança individual e social, o novo projeto coordenado pela Casa do Professor propõe a criação de uma abordagem pedagógica comum para a consciência e igualdade de género. O consórcio liga Portugal a instituições educativas do Chipre, Grécia, Reino Unido e Roménia.

O principal objetivo do T-SHIRT (Tools on Suporting the figHt for Issues of gendeR Traditionality and disparities), no âmbito das questões de género, é a capacitação dos professores, através de pedagogias e ferramentas e a sensibilização dos alunos, através de novos materiais e atividades extracurriculares.

A efetiva mudança de perceções e atitudes será transversal a toda a comunidade escolar, garantindo a implementação de estratégias de combate à estratificação das sociedades por género. Esta transformação envolve a aprendizagem de novas perspetivas e mecanismos e o esquecimento de preconceitos anteriores.

Ao longo dos próximos meses serão disponibilizados vários produtos intelectuais destinados a professores:

  • cursos de implementação da igualdade, consciência e espírito de reflexão de género na sala de aula;
  • metodologias que incluem estratégias e técnicas de sensibilização dos alunos para questões de perceção de género;
  • recursos e ferramentas digitais que abordam o contexto de um sistema escolar contemporâneo com plataformas de eLearning, cursos digitais, conteúdos lúdicos, webinars, entre outros.

Para além dos workshops que decorrerão nos países envolvidos, Portugal será palco, em 2022, da Conferência Internacional que apresentará as mais recentes abordagens por investigadores e especialistas em igualdade de género, promovendo a partilha de práticas educativas inclusivas e inovadoras.

Sob a coordenação do Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor, que, atualmente, integra 15 projetos internacionais, o T-SHIRT é composto pelo CSI – Center for Social Innovation (Chipre); InnovED – Center for Education and Innovation, Universidade de Tessália e Xenios Polis, instituição de investigação (Grécia); INOVA Consultancy LTD (Reino Unido) e pela Universidade de Bucareste (Roménia).

A plataforma digital de partilha de recursos e as redes sociais do T-SHIRT serão disponibilizados em breve. Acompanhe os desenvolvimentos projeto através do nosso site e redes sociais.

Se ainda não subscreve a newsletter da Casa do Professor, e gostaria de receber convites para participar em diversos projetos internacionais, novidades sobre as mais inovadoras práticas educativas ou notícias sobre as temáticas abordadas pelo Centro de Inovação Pedagógica, clique neste botão.