O projeto (IN)school – Developing Skills for Life, coordenado pela Casa do Professor e considerado como um exemplo de boa-prática pela Agência Nacional ERASMUS+, desenvolvido entre 2018 e 2021, documentou, com base na neurociência, que as melhorias nos domínios cognitivos podem ser alcançadas com um apoio ao desenvolvimento de algumas das funções executivas de ordem superior. Assim, ao trabalhar a memória, o controlo inibitório e a flexibilidade cognitiva produzem-se claros reflexos a nível da aprendizagem da leitura, escrita e cálculo das crianças da educação pré-escolar e dos alunos do 1.º ciclo (5, 6 e 7 anos).
Esta é uma das formas pelas quais o Centro de Inovação Pedagógica cumpre o objetivo de apoiar a complexa realidade das escolas, promovendo o sucesso educativo e a plena inclusão escolar e social dos alunos, através da realização de um trabalho assente em parcerias estratégicas, com entidades nacionais e europeias.
Algumas das atividades que configuraram o projeto foram apresentadas nas Jornadas da Educação, a convite da Câmara Municipal de Pombal, no passado dia 13 de setembro, sublinhando uma nova forma de (re)pensar a ação da escola:
- avaliação e construção de perfis de alunos, através da implementação de um protocolo de intervenção/formação;
- criação e aplicação de materiais e atividades pedagógico-didáticas de estimulação;
- construção de um referencial de formação para professores, baseado nos contributos da neuropsicologia e da neuroeducação;
- construção de um centro psicoeducativo para a implementação de medidas educativas inovadoras e inclusivas.
Os resultados do projeto encontram-se aqui disponíveis.
Se gostaria de ver implementado este projeto na sua escola, por favor contacte: marta.peixoto@casadoprofessor.pt