O projeto DEC – Disciplines in European Context concluiu recentemente a sua 4.ª LTTA (Learning, Teaching and Training Activity), em Lund, Suécia, centrada na disciplina de Literatura. Gymnasieskolan Vipan foi a escola anfitriã, responsável pela programação desta LTTA, que ocorreu de 25 a 29 de setembro e juntou alunos e professores dos países que constituem o consórcio (Hungria, Polónia, Noruega, Suécia, Lituânia e Portugal).

De seguida, segue-se um resumo das atividades desenvolvidas:

Dia 1

– Cerimónia de abertura com a presença do diretor da escola e visita guiada à Gymnasieskolan Vipan.

– Visita guiada pelos pontos turísticos da cidade de Lund, com paragem obrigatória na biblioteca da universidade local, fundada em 1666. Em 2019, este edifício foi eleito o mais bonito da Suécia pela associação Arkitekturupproret.

– Excursão à floresta local conhecida como “Skrylle”, onde os alunos tiveram a oportunidade única de passar a noite numa casa florestal, fortalecer os laços com a natureza e os colegas de outros países.

Dia 2

– A expressão artística também teve o seu lugar, com a criação de obras de arte a partir de livros Foi realizado o Workshop Art through literature, Blackout poetry e outras atividades de estimulação da escrita criativa.

– Palestra do escritor sueco Freke Räihä, cuja obra tem deixado uma marca indelével na literatura contemporânea. O escritor foi nomeado para o Prémio de Literatura de Norrland em 2016 e em 2017 para o Prémio de Cultura e Entretenimento de Kristianstadsbladet. Considerado um dos autores da literatura operária da modernidade na Suécia, principalmente pelas obras Baggböleri e Home for care and living, é publicado na maioria das Antologias da Associação dos Trabalhadores. No fim da palestra, houve tempo para perguntas e respostas.

Dia 3

– Destaque para a visita à Dawit Isaak-biblioteket, na cidade de Malmö, onde os participantes assistiram a uma envolvente palestra sobre livros proibidos, explorando a temática da liberdade de expressão e se falou de livros que foram proibidos em todo o mundo pelas autoridades governamentais ou pelas bibliotecas escolares, fosse pelo seu conteúdo ou devido aos seus autores.

– Passeio de barco em Malmö com o acompanhamento de uma guia turística. Houve tempo livre para que os participantes explorassem os tesouros culturais desta cidade sueca.

Dia 4

– Cada parceiro apresentou um autor nacional premiado. Portugal escolheu José Saramago; a Hungria Magda Szabó; a Polónia optou por Andrzej Sapkowski; Noruega apresentou Sigrid Undset; a Lituânia Kristijonas Donelaitis e, por fim, a Suécia deu a conhecer Selma Lagerlof.

– Exposição final na biblioteca da escola com os trabalhos de arte e poesia desenvolvidos durante a semana. Aqui, também foi apresentada a geografia dos países representados nesta parceria através de uma ‘goose’s perspective’ (como Nils Holgersson fez na conhecida obra The Wonderful Adventures of Nils).

– De seguida, a biblioteca da escola anfitriã foi apresentada com entusiasmo pelo dedicado bibliotecário Emil, que partilhou as particularidades do seu trabalho e revelou a sua paixão pelos livros.

– No final, foi realizado um quiz sobre os autores que cada país apresentou.

– À tarde, os alunos visitaram o Kulturen em Lund, um museu dentro e fora de portas que apresenta uma extensa coleção de edifícios históricos e belos jardins que abrangem dois locais adjacentes no coração de Lund. Os edifícios pretendem que os visitantes possam visualizar como era a vida antigamente, na cidade ou no campo, desde a Idade Média até a década de 1930. O museu possui ainda exposições sobre temas que vão da arte popular ao design moderno, da história medieval aos dias atuais, e da cultura local à cultura global.

O encerramento da semana foi marcado por um jantar final, como já é habitual, onde todos os participantes partilham as experiências vivenciadas durante aquela semana e recebem certificados.

A próxima e última LTTA do projeto DEC terá lugar na Lituânia, em maio de 2024, com enfoque nas Línguas. Este evento será gentilmente acolhido pela Plunges technologiju ir verslo mokykla.

O papel da Casa do Professor, no âmbito do DEC, é desenvolver um manual que agrega, descreve e incentiva a aplicação de inovadoras práticas de ensino e aprendizagem que foram/serão implementadas nas previstas cinco LTTA do projeto, cada uma explorando uma disciplina diferente (Hungria – Artes, Polónia – História, Noruega – Ciências, Suécia – Literatura e, por último, Lituânia – Línguas).

Clique aqui para saber mais sobre este projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.