A equipa do Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor (CIP) envolve-se ativamente em diversos projetos ERASMUS+ (tanto como entidade coordenadora como parceira), com o objetivo de contribuir para a definição de uma Política Educativa de valorização do papel do Professor.

Até ao momento, o CIP desenvolveu um total de 18 projetos, sendo eles:
- UPSKILLS – Formação Contínua de Professores sobre assuntos europeus
Principal objetivo: construir e desenvolver ações de formação para professores que se foquem no ensino e nas principais temáticas sobre a União Europeia (UE), incentivando-os a incorporá-las nas atividades desenvolvidas em contexto escolar, formal e não formal, bem como a melhorar as suas práticas pedagógicas.
- DEC – Disciplines in European Context
Principal objetivo: elevar a consciência e a compreensão dos valores comuns, cultura e tradições da UE, do seu património social, cultural e histórico, através da capacitação dos professores de cinco diferentes disciplinas: Literatura, Arte, Línguas, História e Ciência.
- Musical Bounce Back – Promoting the Role of Women in Music and Connecting for a New Pedagogy
Principal objetivo: aumentar a sensibilização para a igualdade de género nas instituições de educação musical de diferentes tipologias (desde academias, universidades, conservatórios a centros de formação) a nível Europeu.
- LOOP – Scaffolding in Teachers development: Mentoring and Mentors in induction programs
Principal objetivo: reforçar as competências de professores, formadores e mentores de professores através de recursos e da promoção de redes de comunidade de aprendizagem, numa perspetiva de intergeracionalidade.
- LOOP – Empowering teachers personal, professional and social continuous development through innovative peer-induction programes
Principal objetivo: contribuir para uma mudança na abrangência da política educativa que regula a profissão docente, com o objetivo que esta incorpore o suporte a todas as fases da carreira docente, respondendo às necessidades de professores experientes, novos professores e líderes escolares.
- TIP – Technology to Improve Pedagogy
Principal objetivo: introduzir a perspetiva da mobilidade no espaço europeu como modalidade de formação contínua de professores, acompanhando as novas perspetivas de ensino, relacionadas com a aquisição de conhecimento tecnológico e pedagógico dos conteúdos, através da aquisição de competências digitais.
- Mindful Nature
Principal objetivo: incentivar os professores a adotarem estratégias de ensino diferenciadoras que privilegiem o contacto com a Natureza e a prática de Mindfulness
- United in Biodiversity – A STEAM Approach to Biodiversity Education in European Schools
Principal objetivo: incluir a educação ambiental, com foco na biodiversidade, no currículo das escolas primárias, especificamente nas disciplinas STEAM e estabelecer sinergias que garantam esta inclusão.
- We Care! – Development of a training course for Caregivers of Senior Citizens 70+ at risk of Dementia
Principal objetivo: facilitar as oportunidades de aprendizagem informal na terceira idade, bem como, promover a igualdade, inclusão e participação ativa dos mesmos na sociedade digital.
- T-SHIRT – Tools on Suporting the figHt for Issues of gendeR Traditionality and disparities
Principal objetivo: Reforçar a formação dos Professores para a abordagem da temática da igualdade de género, bem como desenvolver estratégias para alterar as perceções e comportamentos dos alunos em relação às discriminações de género.
- MEGA – Make Europe Great Again
Principal objetivo: Criar uma plataforma de E-learning para complementar os conhecimentos dos professores sobre a temática da União Europeia e desenvolver recursos educativos didáticos que facilitem a prática pedagógica, em contexto de sala de aula.
- InSchool – Developing Skills for Life
Principal objetivo: trabalhar na prevenção e intervenção contra a marginalização, através da construção de respostas educativas diferenciadas, inovadoras e adequadas, em linha com a filosofia da escola inclusiva.
- AROSE – Advancing and Reassessing Oral Skills in English
Principal objetivo: melhorar o nível de inglês de alunos do ensino secundário.
- OuROUTE – Citizen-cultural heritage: Creating a new generation of ambassadors through education and training
Principal objetivo: desenvolver e implementar métodos e práticas inovadoras para promover a educação inclusiva e/ou ambientes juvenis em contextos específicos, bem como promover valores europeus, o património cultural e competências relacionadas com a herança cultural, história comum, diálogo intercultural e inclusão social através da aprendizagem não formal e ao longo da vida.
- GEM-IN – Game to Embrace Cultural Education
Principal objetivo: promover iniciativas que apoiem os valores europeus comuns, de forma a combater a perda do sentimento de pertença, através da capacitação de professores e formadores de educação não formal com formação e com um conjunto de ferramentas e metodologias que permitam apoiar os alunos e jovens.
- ENACTT – European Network Amongst Centres of Teacher Training
Principal objetivo: construir uma rede entre Centros de Formação para partilha de metodologias relevantes e boas práticas que permitam melhorar a qualidade da formação de professores em cada instituição parceira.
- PASSAGE – Pedagogies of Passing from Reception to Education for students with a migrant background
Principal objetivo: ampliar os conhecimentos, competências e capacidades dos professores do ensino primário, no sentido de assegurar o acesso de crianças migrantes e/ou refugiadas a uma educação de qualidade.
- NESTT – New European Settings for Teachers and Teaching
Principal objetivo: desenvolver e disseminar inovação, no âmbito da formação de professores e dos modos de ensino e aprendizagem, numa perspetiva de educação e formação orientada para a coesão e inclusão.
We now celebrate 36 years of life-changing experiences for around 13 million young learners!
Erasmus+
No caso dos projetos que já finalizaram, foram criados planos de ação de longo prazo, que visam a aplicação progressiva dos seus resultados tangíveis, mesmo após a sua conclusão, e a integração nas práticas correntes.
O Programa ERASMUS+, promovido pela União Europeia e gerido em Portugal pela Agência Nacional ERASMUS+, é o maior programa de mobilidade de ensino do mundo.
Criado em 1987, permite a mobilidade a 3.000 estudantes universitários em 11 países europeus.
Os seus 36 anos de existência já mudaram a vida a cerca de 13 milhões de jovens.
Parabéns, ERASMUS+!