Plataforma e-learning do MEGA testada na Croácia

Nos passados dias 24 e 25 de novembro, realizou-se a última reunião presencial do consórcio do projeto Erasmus+ MEGA – Make Europe Great Again, coordenado pela organização francesa Pistes Solidaires e que teve teve como principal objetivo testar a plataforma e-learning, desenvolvida no âmbito do Produto Intelectual 3.

Organizada pelo Forum for Freedom of Education, em Zagreb, a reunião contou com a presença dos parceiros de França, Portugal, Alemanha, Espanha e Croácia.

A plataforma, que hospedará o curso composto por 5 módulos dedicados ao tema da União Europeia, foi testada pelos parceiros na versão inglesa.

Cada parceiro traduziu os conteúdos e materiais dos cinco módulos nas suas línguas nacionais e ficaram incumbidos de inserir as versões nacionais diretamente na plataforma Genially.

A Casa do Professor teve um destaque importante durante a reunião, uma vez que é a organização responsável por este produto intelectual e apresentou o planeamento da pilotagem do curso online assim como de toda a documentação inerente ao processo.

De relembrar que este curso destina-se a professores de todos os grupos disciplinares que pretendam aprofundar os conhecimentos de forma interativa e inovadora sobre a União Europeia para, desta forma, abordar a temática em sala de aula.

Os cinco módulos disponíveis na plataforma são os seguintes:

  • What is the European Union?
  • How does the European Union work?
  • What does the EU bring us in everyday life?
  • What is on the EU’s agenda?
  • EU’s Green Deal

Para além deste curso online, a plataforma disponibilizará ainda dois planos de aula e materiais didáticos sobre a União Europeia (Produto Intelectual 4) – para cada um dos módulos preparados, de forma a que os professores os possam descarregar gratuitamente e usar em sala de aula.

A reunião serviu ainda para definir a estrutura e o calendário da elaboração de um documento de Recomendações Políticas dirigidas aos professores e dirigentes escolares (Produto Intelectual 5).

A pilotagem será realizada a partir de janeiro de 2023, com seis professores de cada país a testar a plataforma e os planos de aula, prevendo-se atingir a meta de 36 professores e 180 alunos no âmbito do consórcio.