Para uma História da Música Contemporânea em Portugal – Compositoras Portuguesas é uma tertúlia que decorre no dia 15 de fevereiro, pelas 18h30, no Museu Nogueira da Silva, e que será moderada por Pedro Junqueira Maia, fundador do Atelier de Composição e coordenador da coleção de livros Compositores Portugueses Contemporâneos.
Após a tertúlia, decorre, pelas 19h30, o concerto Confluências – Composição no Feminino, protagonizado pelos alunos da Licenciatura em Música da Universidade do Minho e com direção artística de Pedro Junqueira Maia e Vera Fonte.
Desde que surgem as primeiras criações de linguagem mais prospetiva em Portugal que o papel da mulher compositora se tem, paulatinamente, afirmado. De uma Constança Capdeville (1937-1992), talvez a primeira mulher compositora de vanguarda no País, a Clotilde Rosa (1930-2017), harpista de carreira com percurso exemplar na interpretação de música contemporânea e que gradativamente se inclinou para a escrita musical, a uma Isabel Soveral (1961), a Sara Carvalho (1970), Ângela Lopes (1972), Ângela da Ponte (1984) ou, mais recentemente, a uma Solange Azevedo (1995) ou uma Mariana Vieira (1997), Portugal tem-se mantido fértil em obras de mulheres compositoras que importam relevar. Sobre estes e outros assuntos debruçar-se-á a tertúlia.
Confluências – Composição no Feminino assume-se como reflexão sonora sobre a criação da Mulher compositora e consubstancia-se numa trajetória que parte do Barroco e se desenvolve até à contemporaneidade, dando à luz obras tão significativas da produção musical como as são as de uma Leonora Duarte, Carla Oliveira, Maria Theresia von Paradis, Germaine Tailleferre, Constança Capdeville, Solange Azevedo, Henry Cowell, Isabel Soveral ou Clara Schumann.
A entrada em ambos os eventos é livre, mas sujeita a inscrição.
Realçar que esta tertúlia e concerto se inserem nas comemorações do 44.º Aniversário da Casa do Professor. Consulte aqui o programa completo.