Passage: Alunos do ensino primário ajudam na integração de migrantes e refugiados

De outubro a dezembro, 10 escolas primárias de Braga acolheram a fase de pilotagem do projeto PASSAGE, que envolveu 60 alunos portugueses que assumiram o papel de mentores e, desta forma, contribuíram ativamente para a integração bem-sucedida de 60 alunos recém-chegados, provenientes de países terceiros (os mentorandos), também envolvidos neste programa.

Os alunos participaram com muito interesse e interação nas diferentes atividades desenvolvidas, destacando-se principalmente a atividade do “Eu já/Eu nunca”. Foi com grande entusiasmo que as crianças levantaram o cartão verde (eu já) ou vermelho (eu nunca) quando lhes foram lidas diferentes situações tais como: “Eu já tive dificuldades em compreender a língua falada nesta escola”, “Eu já me senti diferente nesta escola”, “Eu já ajudei um amigo meu a compreender as instruções dos professores”, “Eu gostaria de ter um amigo para ajudar a compreender as regras da escola”, etc.

Todas as atividades desenvolvidas permitiram mostrar aos alunos que, apesar de serem provenientes de contextos diferentes, partilham sentimentos semelhantes. Para além disso, proporcionaram momentos em que se deu voz aos alunos migrantes e refugiados no que diz respeito às suas emoções e receios, bem como de reforçou o sentido de responsabilidade e solidariedade dos alunos não migrantes.

Esta pilotagem representa, por conseguinte, um dos vários passos já dados pelas escolas primárias do país no que diz respeito à promoção da integração dos alunos refugiados e migrantes nas salas de aula, bem como nas escolas.