O mais recente projeto Erasmus+ da Casa do Professor pretende dar voz a jovens migrantes

A Casa do Professor tem o prazer de anunciar a sua participação num novo projeto Erasmus+ no setor da juventude, Voices of Migration, coordenado pela organização Menas ir inovacijos (Lituânia), em parceria com o CeSRAM – Centro Studi Relazioni Atlantico-Mediterranee (Itália).

Através deste projeto pretende-se recolher histórias de jovens migrantes, suas experiências, desafios e sucessos, para serem partilhadas através de uma exposição interativa. Além disso, procura capacitar estes jovens através de atividades de formação intercultural.

Uma das metas do projeto é desenvolver vídeos educativos e orientações metodológicas para capacitar profissionais que trabalham com jovens. Estes recursos têm como objetivo proporcionar uma compreensão mais profunda do papel da história pública na promoção da inclusão e como utilizar métodos de história pública no seu trabalho com jovens migrantes.

Para promover a compreensão intercultural e o diálogo, o projeto pretende também organizar festivais locais inclusivos em cada país parceiro que reúnam diferentes gerações, nacionalidades e origens culturais.

O projeto Voices of Migration irá ainda apoiar a resposta do setor da juventude na Europa à guerra na Ucrânia, fornecendo uma plataforma para que jovens migrantes e refugiados deste e outros países afetados por conflitos partilhem as suas experiências. Isso irá aumentar a consciencialização e promover a compreensão entre os países da União Europeia, fomentando a solidariedade e a inclusão.