A equipa do Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor voou mais uma vez até à capital da Grécia, juntamente com dois professores do Departamento de Música da Universidade do Minho, desta feita para a 3.ª reunião transnacional do projeto Musical Bounce Back – Promoting the Role of Women in Music and Connecting for a New Pedagogy, que decorreu de 17 a 19 de maio.
Nesta reunião transnacional, estas duas organizações tiveram a oportunidade de fazer um balanço abrangente do progresso das atividades do projeto, com destaque especial para o Workshop de Prática Musical realizado em Portugal, no passado mês de março. Além disso, apresentaram também o trabalho desenvolvido no âmbito da disseminação, compartilhando os resultados alcançados até o momento, bem como perspetivas futuras, reforçando assim a importância do seu envolvimento nesta parceria.
Da restante programação desta reunião, destacam-se:
- debates inerentes a questões relacionadas com o projeto (como a construção do website e realização das próximas atividades, designadamente workshops, palestras e vários concertos);
- criação de vídeos e podcasts de e sobre mulheres compositoras;
- uma conversa com a antropóloga musical Vasiliki Lalioti e com a maestrina Zoe Zeniodi, sobre estudos de género e o posicionamento das mulheres compositoras;
- discussão sobre os ensaios através da plataforma LoLa – ferramenta que possibilita a colaboração e a criação musical à distância, permitindo que músicos em diferentes locais possam tocar e interagir em tempo real;
- um concerto e discussão no final com mulheres compositoras gregas (de diferentes estilos musicais).
O parceiro responsável pelo acolhimento e conceção do programa destes três dias foi o Departamento de Música da Escola de Filosofia da Universidade de Atenas (LabMAT).
// Sobre o MBB
Musical Bounce Back – Promoting the Role of Women in Music and Connecting for a New Pedagogy, projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e coordenado pela Piano and Co (França), foca-se em aumentar a sensibilização para a igualdade de género nas instituições de educação musical de diferentes tipologias (desde academias, universidades, conservatórios a centros de formação). A ideia é trazer soluções e promover a igualdade de género no sector europeu da Educação Musical através da construção de ferramentas e modus operandi, que tornarão possíveis iniciativas de sensibilização e inclusão a longo prazo.