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Uma narrativa artística da Europa (1.ª edição)

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Neste curso será realizada uma contextualização da História da Europa através da criação e exploração de narrativas estéticas, recorrendo a múltiplas formas artísticas.

TURMA COMPLETA. A sua inscrição fica em lista de espera.

 

SKU: FJM008-01
Data Início

05/11/2022

Data Fim

Duração

25h

Acreditação

CCPFC/ACC-117347/22

Regime

a Distância

Modalidade

Curso

Grupo de recrutamento

200, 400, 410, 600

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Hugo Barreira

Preço

Formação Gratuita | Projeto Financiado

NOTA:

O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

05/11/2022 das 9h00 às 13h00

12/11/2022 das 9h00 às 11h00

19/11/2022 das 9h00 às 11h00

26/11/2022 das 9h00 às 11h00

03/12/2022 das 9h00 às 11h00

10/12/2022 das 9h00 às 11h00

17/12/2022 das 9h00 às 12h00

No final do curso, o professor deverá ser capaz de:
. Compreender o significado e a aplicabilidade da literacia visual, literacia artística e literacia estética;
. Conhecer e aplicar metodologias de análise da imagem e outros conteúdos audiovisuais;
. Promover a criação de narrativas estéticas com os seus alunos, focando em temas relacionados com a União Europeia numa perspetiva diacrónica e sincrónica;
. Compreender e trabalhar pedagogicamente os seguintes temas, conceitos e respetivos significados:
– tradição e vanguarda;
– expressões de novos paradigmas através dos novos meios da arte e da imagem;
– o impacte da guerra na arte e na produção cultural;
– imagem, arte e propaganda;
– arte degenerada, eugenia cultural e artística;
– a herança colonial entre o pós-colonialismo e o decolonialismo;
– a Europa dos valores comuns e a sua gestão;
– a arte e a imagem da multiculturalidade à interculturalidade;
– a representação como voz;
– a iconografia europeia e a sua construção.

MÓDULO 0 – Apresentação [2h síncronas]
. Condições de funcionamento do curso.
. Apresentação dos participantes.
MÓDULO 1 – Literacia visual, literacia artística e literacia estética [2h síncronas + 1h assíncrona]
1.1. Os conceitos: apresentação, reflexão e debate.
1.2. Os meios, os suportes e as técnicas da imagem.
1.3. A análise da imagem e a cultura visual: exercícios.
MÓDULO 2 – A Europa – entre a tradição e a vanguarda [2h síncronas + 2h assíncronas]
2.1. As academias e os centros artísticos.
2.2. As crises e as revoluções: novas imagens para novos valores.
2.3. Liberdade e repressão: entre o classicismo e o romantismo.
MÓDULO 3 – Paris – capital de um novo século [2h síncronas + 1h assíncrona]
3.1. As exposições universais e as representações.
3.2. As artes interrogativas do século XX.
3.3. O cinema, a imprensa e os novos meios da representação.
MÓDULO 4 – Arte em tempo de Guerra [2h síncronas + 2h assíncronas]
4.1. A arte e a cultural ao serviço da guerra.
4.2. Representações da guerra.
4.3. Os regressos à ordem e a Grande Depressão.
MÓDULO 5 – Arte, totalitarismo e propaganda [2h síncronas + 1h assíncrona]
5.1. A representação das ideologias políticas na arte.
5.2. A arte, a cultura e o desporto ao serviço do estado.
5.3. A arte degenerada e as movimentações artísticas.
MÓDULO 6 – “A Europa depois da chuva” [2h síncronas + 1h assíncrona]
6.1. Repensar a herança, gerir o presente e preparar o futuro.
6.2. As questões coloniais e as suas representações.
6.3. Da divisão à união.
MÓDULO 7 – Nós e os outros [3h síncronas]
7.1. Direitos humanos e representação.
7.2. Da multiculturalidade à interculturalidade.
7.3. Repensando a iconografia europeia.

A ação terá por base uma dinâmica teórico-prática, considerando o perfil dos formandos e as suas necessidades para aplicação dos conteúdos em contexto letivo. Durante as aulas síncronas serão apresentados e debatidos conteúdos, procedendo-se à consolidação através de exercícios de análise e reflexão realizados em aula. Serão igualmente fornecidos materiais em algumas das sessões para trabalho assíncrono. Este divide-se em duas modalidades: a consolidação de conhecimentos de uma sessão através de material complementar; a preparação de materiais para apresentação em aula seguinte, preparados a partir da aplicação dos conteúdos anteriores.
Todos os materiais e conteúdos são direcionados para a aplicação em contexto letivo, sempre que possível. A avaliação terá como componente principal um exercício de aplicação letiva, podendo o mesmo resultar da sua aplicação no período da formação ou ter caráter teórico e prospetivo.

A avaliação dos formandos terá por base os seguintes critérios de avaliação:
– Produção de conteúdos para aplicação dos conhecimentos na prática letiva (formatos a definir com os formandos) – 60%
– Relatório de Reflexão Crítica – 20%
– Participação e empenho nas sessões e atividades – 20%

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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