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Home Loja UPskills_EU No foco da atualidade: as grandes problemáticas do espaço europeu (1.ª edição)

No foco da atualidade: as grandes problemáticas do espaço europeu (1.ª edição)

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Esta ação pretende explorar as grandes problemáticas do espaço europeu, promovendo a discussão e a consciencialização sobre cinco temas fundamentais, em contexto educativo.

SKU: FMJ009-01
Data Início

25/10/2022

Data Fim

Duração

25h

Regime

a Distância

Modalidade

Curso

Acreditação

CCPFC/ACC-116983/22

Grupo de recrutamento

200, 400, 420

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Sara Trindade

Preço

Formação Gratuita | Projeto Financiado

NOTA:

O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

25/10/2022 das 19h00 às 20h00

05/11/2022 das 9h30 às 12h30

26/11/2022 das 9h30 às 12h30

10/12/2022 das 9h30 às 12h30

17/12/2022 das 9h30 às 12h30

No final do curso, o formando deverá ser capaz de:
– Refletir e trabalhar pedagogicamente sobre as principais problemáticas que assolam o espaço europeu, relacionando-as com os conteúdos dos programas das respetivas disciplinas.
– Compreender e explicar de que forma a Europa tem lidado e atuado perante as cinco problemáticas abordadas.
– Consciencializar os alunos para a importância da abordagem destes temas na sala de aula.

MÓDULO 0 – Apresentação [1h síncrona]
. Condições de funcionamento do curso.
. Apresentação dos participantes.
MÓDULO 1 – A Europa de ontem e de hoje [4h síncronas + 4h assíncronas]
1.1. A Europa unida e as relações externas.
1.2. Alterações climáticas: ações desenvolvidas, limites e consequências.
1.3. A Europa e a(s) guerra(s).
MÓDULO 2 – Nacionalismos e populismos [4h síncronas + 4h assíncronas]
2.1. Europa política e democracia(s).
2.2. Direitos humanos.
2.3. Migrações.
MÓDULO 3 – Viver e conviver no espaço europeu [4h síncronas + 4h assíncronas]
3.1. Conviver com a diversidade: religiões e culturas diferentes.
3.2. O problema do terrorismo.
3.3. Relações sociais: igualdade na diversidade.

O trabalho síncrono (13h) e assíncrono (12h) centra-se no cruzamento de metodologias expositiva e de debate para apresentação e análise dos conteúdos teóricos da ação, contemplando ainda momentos para preparação do trabalho a colocar em prática em contexto educativo e respetiva avaliação. Serão sugeridos e disponibilizados diferentes recursos didáticos, que facilitarão a posterior lecionação desta temática.
O trabalho assíncrono (12h) dos formandos será desenvolvido a partir de metodologias de trabalho individual e de grupo, de reflexão e descoberta, interação e trabalho de campo, pretendendo-se que os formandos contactem de forma prática com os recursos e se apropriem deles para desenhar o seu projeto e aplicar em contexto educativo. Os formandos deverão depois analisar e refletir sobre os resultados obtidos aquando da aplicação prática do projeto, aprender com a sua experiência e debater com os seus colegas os resultados obtidos na última sessão da ação.

Os formandos serão avaliados tendo como referência os seguintes indicadores:
1 – Participação nas sessões síncronas (30%): tem em conta, de modo integrado, a qualidade científico-pedagógica das intervenções e a realização individual ou em grupo das atividades propostas;
2 – Produção e aplicação de materiais e recursos relevantes ao nível etário dos alunos (50%): a concretizar em trabalho autónomo, tendo em conta, de modo integrado, a produção de materiais e recursos relevantes, a aplicação correta em contexto de sala de aula e a adequação ao nível etário dos alunos a quem se destinam as atividades;
3- Relatório de Reflexão crítica (20%): reflexão de natureza pedagógica que deve incluir uma reflexão crítica sobre a ação e a intervenção educativa, de acordo com a realidade concreta de cada formando, contemplando os seguintes tópicos: o relato das atividades desenvolvidas, a aplicabilidade em contexto escolar, impacto na prática docente e na organização e autoavaliação.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

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