0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja UPskills_EU Europa e a União Europeia: o olhar da Geografia (1.ª edição)

Europa e a União Europeia: o olhar da Geografia (1.ª edição)

0,00 

Este curso pretende complementar os conhecimentos dos professores relativamente à temática da Europa e da União Europeia, do ponto de vista da Geografia, respondendo a uma importante necessidade no que concerne ao contexto europeu do qual todos fazemos parte.

TURMA COMPLETA. 

SKU: FMJ004-01
Data Início

02/11/2022

Data Fim

Duração

25h

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-116844/22

Modalidade

Curso

Grupo de recrutamento

200, 420

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Cristiana Martinha Costa Abay

Preço

Formação Gratuita | Projeto Financiado

NOTA:

O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

02/11/2022 das 19h00 às 20h00

08/11/2022 das 19h00 às 21h00

15/11/2022 das 19h00 às 22h00

22/11/2022 das 19h00 às 21h00

29/11/2022 das 19h00 às 22h00

06/12/2022 das 19h00 às 21h00

20/12/2022 das 19h00 às 22h00

No final do curso, os formandos devem ser capazes de:
. Compreender a diferença entre Europa e União Europeia;
. Reconhecer a importância de desenvolver nos alunos um sentimento de pertença, compreendendo o conceito de Cidadania Europeia;
. Dominar os conhecimentos específicos sobre a Geografia Física da Europa;
. Dominar os conhecimentos específicos sobre a Geografia Humana da Europa;
. Conceber experiências didáticas relevantes sobre a Geografia da Europa e da União Europeia;
. Desenvolver e explorar as temáticas e recursos didáticos relacionados com a União Europeia, numa ótica de desenvolvimento de uma “cidadania europeia” nos alunos;
. Demonstrar uma consciencialização da relevância social da abordagem do tema da Europa/União Europeia em sala de aula com o objetivo de desenvolver a “cidadania europeia” nos alunos.

MÓDULO 0 – Apresentação [1h síncrona]
. Condições de funcionamento do curso
. Apresentação do formador e dos formandos
MÓDULO 1 – Europa e União Europeia [5h síncronas + 5h assíncronas]
1.1. A ideia de “Europa” – Eurásia à Europa como construção cultural
1.2. A União Europeia – história da sua construção e sua relevância geoestratégica atual
1.3. O ensino da Europa/EU no ensino básico e secundário: práticas e estratégias
MÓDULO 2 – A Geografia Física da Europa [5h síncronas + 2h assíncronas]
2.1. A cartografia e as “fronteiras” da Europa
2.2. O relevo da Europa
2.3. A hidrografia da Europa
2.4. O coberto vegetal da Europa
2.5. O clima na Europa
MÓDULO 3 – A Geografia Humana da Europa [5h síncronas + 2h assíncronas]
3.1. A população na Europa: evolução e estrutura atual
3.2. As atividades económicas na Europa na atualidade
3.3. As migrações na Europa na atualidade
3.4. O ensino da Europa/EU no ensino básico e secundário: práticas e estratégias

O módulo 0 é destinado à apresentação do curso. Os módulos 1, 2 e 3 terão uma componente síncrona e uma componente assíncrona.

Na componente síncrona o tema será abordado teoricamente e com informação atualizada e os formandos expressarão as suas opiniões, dúvidas e experiências relacionadas com o tema.

Na parte assíncrona, os formandos realizarão leituras sobre o tema que está a ser trabalhado nesse módulo e realizarão análises críticas sobre as leituras realizadas (que poderão ser realizadas em fóruns de discussão). No decorrer da formação, os formandos construirão, na componente assíncrona do módulo, experiências didáticas e recursos sobre o ensino da Europa/UE adaptadas ao nível de escolaridade que lecionam.

Na parte síncrona, os formandos irão apresentar os trabalhos desenvolvidas, sendo estimulado a partilha e o debate de ideias entre todos os participantes. No final será feita uma avaliação final do curso.

Os formandos serão avaliados tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação:
– Participação e empenho nas atividades propostas (30%);
– Adequação de conteúdos e saberes em contextos educativos (10%);
– Produção de conteúdos (trabalhos práticos) (50%);
– Reflexão crítica (10%).

Outras sugestões