Data Início | 05/11/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Regime | a Distância |
Modalidade | Curso |
Acreditação | CCPFC/ACC-118248/22 |
Grupo de recrutamento | Todos os grupos disciplinares |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | Ana Lúcia Dias Garcia |
Preço | Formação Gratuita | Projeto Financiado |
NOTA: | O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Educação para a Diversidade e a Cidadania Europeia (1.ª edição)
Este curso propõe-se a habilitar a classe docente para a apropriação de metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem e experiências educativas participativas, críticas e criativas, no sentido de uma maior aproximação das pessoas jovens às questões europeias.
TURMA COMPLETA.
Sessões síncronas previstas
05/11/2022 das 9h30 às 12h30
12/11/2022 das 9h30 às 12h30
19/11/2022 das 9h30 às 12h30
26/11/2022 das 9h30 às 12h30
03/12/2022 das 9h30 às 12h30
10/12/2022 das 9h30 às 12h30
– Enquadrar a Dimensão Europeia da Educação nas orientações da Educação para a Cidadania e o Desenvolvimento no âmbito da escolaridade obrigatória;
– Identificar estratégias pedagógicas para a melhor compreensão da posição de Portugal na Europa, dos principais desafios europeus da atualidade e para o conhecimento de mecanismos de participação cidadã das pessoas mais jovens no âmbito nacional e europeu;
– Compreender a importância da mobilização de ferramentas para o reconhecimento e a valorização da diversidade, dos valores fundamentais e direitos das pessoas cidadãs da Europa, para a construção de cidadania, solidariedade e coesão europeias;
– Habilitar docentes dos diferentes níveis de escolaridade (1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Profissional) para o desenvolvimento de atividades educativas sobre a Europa e a União Europeia, a partir de recursos criativos e metodologias ativas, participativas e colaborativas, na perspetiva da Cidadania e do Desenvolvimento.
Módulo Introdutório [1 hora] sessão síncrona
I – Apresentação das pessoas participantes
II – Enquadramento e estrutura da ação de formação
Módulo 1: Portugal no contexto europeu [7 horas] 5 horas síncronas + 2 horas assíncronas
- Portugal na Europa e no Mundo
- Adesão de Portugal à União Europeia – oportunidades e desafios
- Factos e números sobre Portugal e restantes Estados-membros da União Europeia
- Principais desafios europeus da atualidade
- Metodologias pedagógicas participativas e criativas para abordagem educativa do tema ‘Portugal no contexto europeu’
Módulo 2: União Europeia «Unida na diversidade» [7 horas] 5 horas síncronas + 2 horas assíncronas
2.1. Contextualização histórica e diferenças socioculturais da Europa
2.2. Identidade, diversidade e unidade europeia
2.3. Objetivos e valores fundamentais da União Europeia
2.4. Organismos do Conselho da Europa e da União Europeia
2.5. Metodologias pedagógicas participativas e criativas para abordagem educativa do tema ‘União Europeia «Unida na diversidade»
Módulo 3: Educação para a construção de Cidadania Europeia [10 horas] 7 horas síncronas + 3 horas assíncronas
3.1. Dimensões da Cidadania Europeia
3.2. Ser cidadão e cidadã da União Europeia
3.3. Direitos dos/as cidadãos/ãs da Europa
3.4. Europa para as Juventudes – participação democrática de pessoas jovens
3.5. Ferramentas e mecanismos para a participação de jovens em contexto europeu
3.6. Iniciativa de Cidadania Europeia
3.7. Metodologias pedagógicas participativas e criativas para abordagem educativa do tema ‘Educação para a construção de Cidadania Europeia’
A metodologia de realização da ação tem como princípio pedagógico e formativo a atualização, o enriquecimento e desenvolvimento das práticas pedagógicas de professores/as no seu contexto de atuação. Serão mobilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem participada e dialogada. Serão propostas e colocadas em prática atividades formativas diversas, nomeadamente: debates e análises reflexivas a partir de conteúdos multimédia no sentido de uma melhor compreensão e consolidação dos conhecimentos construídos coletivamente; aprendizagem colaborativa a partir da dinamização de tempestade de ideias, jogos e simulações de situações de aprendizagem, onde as pessoas formandas, organizadas em grupos, aplicam métodos e técnicas ativas e criativas de intervenção pedagógica; realização de um Quiz a partir de um jogo coletivo de respostas de escolha múltipla, no sentido consolidar e avaliar as aprendizagens.
O regime de avaliação dos/as formandos/as enquadra três momentos incorporados nas sessões formativas síncronas e assíncronas:
– o primeiro será concretizado de uma forma contínua durante a formação e inclui a avaliação do empenho, da participação e colaboração ativa nas sessões;
– o segundo (resultados de sessões assíncronas), os/as formandos/as serão avaliados/as com base no resultado dos trabalhos práticos / materiais produzidos;
– o último momento, incidirá na avaliação do resultado do Quiz (exercício de perguntas-respostas) realizado na sessão coletiva (síncrona) e do relatório com reflexão final individual (assíncrona).
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Produção de trabalhos ou materiais – 60%;
– Quiz e Relatório de Reflexão final – 15%
A avaliação é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.