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Home Loja UPskills_EU As questões socialmente vivas na História Europeia (1.ª edição)

As questões socialmente vivas na História Europeia (1.ª edição)

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Neste curso poderá aprofundar conhecimentos sobre as questões socialmente vivas, valorizando memórias individuais e coletivas, relevante para a compreensão da História Europeia.

TURMA COMPLETA. A sua inscrição fica em lista de espera.

SKU: FMJ005-01
Data Início

17/11/2022

Data Fim

Duração

25h

Regime

a Distância

Modalidade

Curso

Acreditação

CCPFC/ACC-117396/22

Grupo de recrutamento

200, 400, 410, 420

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Rodrigo Martins Pinto de Azevedo

Preço

Formação Gratuita | Projeto Financiado

NOTA:

O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

17/11/2022 das 18h30 às 21h30

21/11/2022 das 18h30 às 20h30

24/11/2022 das 18h30 às 20h30

28/11/2022 das 18h30 às 20h30

05/12/2022 das 18h30 às 20h30

12/12/2022 das 18h30 às 20h30

15/12/2022 das 18h30 às 21h30

Identificar memórias dolorosas, socialmente marcantes, próximas e/ou distantes (no tempo e no espaço);
. Valorizar os contributos pessoais e familiares para a compreensão das questões socialmente vivas;
. Inferir, a partir do cruzamento de fontes diversas, a multiperspetiva na explicação histórica;
. Reconhecer a importância do estudo desta temática para se evitar o esquecimento e os revisionismos;
. Inscrever os passados dolorosos numa cultura democrática inter e transgeracional;
. Identificar e aplicar os conceitos: passados dolorosos, questões socialmente vivas, responsabilidade transgeracional, memória, cultura democrática, escravatura, limpeza étnica, massacre, genocídio.

MÓDULO 0 – Apresentação [1h síncrona]
. Condições de funcionamento do curso.
. Apresentação dos participantes.

MÓDULO 1 – A relação História e Memória [2 síncronas]
1.1. A Memória enquanto fonte histórica: cuidados a ter e desafios que se colocam.
1.2. Memória escrita e Memória oral.
1.3. Memória individual, Memória grupal e memória coletiva.
1.4. O verismo memorial e a Memória ao serviço das verdades construídas e reconstruídas.

MÓDULO 2 – A(s) Memória(s) do pós-guerra [4 síncronas + 2 assíncronas]
2.1. O Continente selvagem.
2.2. O Holocausto, contado, ou não, aos europeus.
2.3. Heróis ou torcionários para quem, ou para quê?

MÓDULO 3 – Estados-Nação e Nações sem Estado [4 síncronas + 3 assíncronas]
3.1. Do Estado-Nação novecentista ao Estado-Nação, com ou sem autonomias, do século XXI.
3.2. As Nações emergentes, as Nações dominadas e as Nações silenciadas.
3.3. Os vários lados do poliedro nacional numa Europa cada vez mais unida, ou desunida.

MÓDULO 4 – Memórias do Portugal de Salazar [5 síncronas + 4 assíncronas]
4.1. “A nossa dimensão não é a vida, nem a morte.”
4.2. Censura, organismos de enquadramento juvenil, Legião Portuguesa, a PIDE e os seus informadores.
4.3. Memórias repetidas e memórias caladas: as gerações da Guerra Colonial e os outros.

A ação enquadra-se na modalidade de Curso de Formação, pelo que as estratégias e metodologias a utilizar serão no contexto de um espaço de partilha, observação, ponderação, comentário e reflexão. Será dada a primazia, ao debate e à reflexão em torno de fontes documentais, legislativas, memorialísticas, fotográficas, sonoras e fílmicas. O formador, embora utilizando momentos expositivos indispensáveis, dará realce à apresentação das temáticas de forma eminentemente problematizadora, visando instigar ao conhecimento aprofundado e ao debate reflexivo sobre elas.

A avaliação dos formandos incidirá sobre os seguintes critérios de avaliação e respetiva ponderação:
. Participação e empenho nas atividades propostas (síncronas e/ou assíncronas) – 20%;
. Domínio de conhecimentos e estratégias demonstrados na reflexão final – 40%;
. Produção de conteúdos (trabalhos práticos) – 40%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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