Data Início | 03/07/2021 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-102036/18 |
Destinatários | Todos Grupos |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | |
Formador/a | João Ferreira |
Preço Associado | 65 |
Preço Não Associado | 140 |
NOTA: |
O Excel como ferramenta pedagógica (16.ª edição)
Ao utilizar e dominar o Excel como ferramenta pedagógica, o professor ganha tempo para poder dedicar a si próprio ou à realização de outras atividades pedagógicas.
3 de julho (sábado) | 11:00 – 13:00 | 2 horas síncronas
7 de julho (quarta-feira) | 18:30 – 19:30 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2,5 horas assíncronas
10 de julho (sábado) | 11:00 – 12:00 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2,5 horas assíncronas
14 de julho (quarta-feira) | 18:30 – 19:30 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2,5 horas assíncronas
17 de julho (sábado) | 11:00 – 12:00 | 1 hora síncrona Videoconferência + 2,5 horas assíncronas
21 de julho (quarta-feira) | 18:30 – 19:30 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2,5 horas assíncronas
24 de julho (sábado) | 11:00 – 12:00 | 2 horas síncronas
28 de julho (quarta-feira) | 18:30 – 20:30 | 2 horas síncronas
- Conhecer as vantagens Microsoft Excel, de modo a que sejam desenvolvidas respostas pedagógicas mais ajustadas
- Compreender e ser capaz de usar o Microsoft Excel em situações específicas da organização da informação escolar
- Adquirir os conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Excel
- Otimizar, automatizar e fiabilizar os cálculos e o tratamento dos dados
- Otimizar situações de simulação baseadas em funções e gráficos de âmbito educativo
- Preencher folhas de cálculo com base na prática pedagógica
- Produzir documentos de apoio à função docente
- Permitir a tomada de conhecimento das diversas formas de organização e apresentação de informação (dados) fornecidas pelo Excel
Módulo 1. Apresentação da ação
Módulo 2. Operações avançadas e funções
Módulo 3. A personalização e formatação conforme os modelos da escola
Módulo 4. Cálculo com funções
Módulo 5. As grelhas de avaliação e o cálculo das ponderações de avaliação
Módulo 6. O tratamento estatístico elementar e a produção de gráficos
Módulo 7. Aplicações práticas da folha de cálculo em contexto de ensino
Módulo 8. Apresentação do trabalho
Este curso vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas realizadas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências. Nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Após a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências. Esses exercícios pretendem ainda estimular a prática dos conteúdos a explorar, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.
Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação nas sessões síncronas e assíncronas e da concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo, tendo por referência os seguintes indicadores e respetiva ponderação:
– 25% Participação | Realização das tarefas nas sessões
– 60% Produção de trabalhos e/ou materiais
– 15% Reflexão crítica