Associe-se Já! Conheça todas as Vantagens Preencha o formulário e receba por email todas as vantagens de ser associado da Casa do Professor! Beneficie de preços especiais na formação, usufrua de descontos em farmácias e lojas, apoio jurídico gratuito, apoio nos concursos e muito mais!
Home Loja TECNOLOGIAS EDUCATIVAS Excel no uso escolar – iniciação ao desenvolvimento de estruturas de avaliação integradas
06/01/2021
Presencial
Secundária Alberto Sampaio em Braga

Excel no uso escolar – iniciação ao desenvolvimento de estruturas de avaliação integradas

65,00 190,00 

Limpar
REF: FCP021 Categoria:
Data Início

06/01/2021

Data Fim

24/02/2021

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

Presencial, Secundária Alberto Sampaio em Braga

Acreditação

CCPFC/ACC-106809/19

Destinatários

Todos Grupos

D.C.P.

Não

Formador

João Ferreira

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

190,00 €

Sessão

Data

Horário

Sessão 1 06 de janeiro (quarta-feira) 18:30 – 21:30
Sessão 2     13 de janeiro (quarta-feira) 18:30 – 21:30
Sessão 3 20 de janeiro (quarta-feira) 18:30 – 21:30
Sessão 4 27 de janeiro (quarta-feira) 18:30 – 21:30
Sessão 5 03 de fevereiro (quarta-feira) 18:30 – 21:30
Sessão 6 10 de fevereiro (quarta-feira) 18:30 – 21:30
Sessão 7 17 de fevereiro (quarta-feira) 18:30 – 21:30
Sessão 8 24 de fevereiro (quarta-feira) 18:30 – 22:30

 

Adquirir conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Excel, em função da necessidade docente;

Compreender e tirar proveito das vantagens da utilização do Microsoft Excel, em situações específicas da organização da informação escolar;

Ser capaz de fazer um uso das potencialidades e ferramentas disponíveis na folha de cálculo do Microsoft Excel;

Desenvolver a fluência na utilização do Microsoft Excel;

Otimizar, automatizar e fiabilizar os cálculos e o tratamento dos dados;

Importar e organizar dados;

Otimizar situações de simulação baseadas em funções e gráficos;

Conhecer os fundamentos de cálculos no computador;

Executar simulações estatísticas de âmbito educativo;

Preenchimento de folhas de cálculo com base na prática pedagógica;

Produzir documentos de apoio à função docente.

1 – Verificação de conhecimentos em Excel e estabelecimento de uma linha de base (3h presenciais)

2 – A utilização de conceitos base na construção e preenchimento de grelhas educativas (6h presenciais)

3- As grelhas de avaliação e o cálculo das ponderações de avaliação (6h presenciais)

4 – A personalização e formatação conforme os modelos da escola (3h presenciais)

5 – O tratamento estatístico elementar e a produção de gráficos (3h presenciais)

6 – A Utilização do Excel na elaboração de relatórios de avaliação (2h presenciais)

7 – A partilha de grelhas entre pares e a manutenção da sua integridade (2 h presenciais)

A ação, na modalidade de curso, tem duração de 25h.

As sessões estabelecerão apoio às práticas educativas.

Estabelecer-se-á a interação entre a formação recebida e a prática em contexto. Privilegiar-se-á o desenvolvimento do apoio à gestão documental docente. A componente de trabalho autónomo estruturar-se-á de acordo com os seguintes passos metodológicos:

Fase I – Análise de contextos profissionais (3 horas)

Fase II – Produção de uma grelha de observação/experimental (9 horas)

Fase III – Elaboração de uma grelha de avaliação de final de período (9 horas)

Fase IV – Avaliação dos formandos e da ação (3 horas)

A avaliação será́ expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:

25%

. Participação

. Realização das Tarefas nas Sessões

. Assiduidade/Pontualidade

60%

. Produção de Trabalhos e/ou Materiais

. Aplicação em contexto escolar

15%

. Reflexão crítica

A profundidade e adequação qualitativa dos dois primeiros itens estará diretamente (co)relacionada com o nível de desenvolvimento dos objetivos da Oficina e com a mobilização de saberes profissionais.