Associe-se Já! Conheça todas as Vantagens Preencha o formulário e receba por email todas as vantagens de ser associado da Casa do Professor! Beneficie de preços especiais na formação, usufrua de descontos em farmácias e lojas, apoio jurídico gratuito, apoio nos concursos e muito mais!
Home Loja A3 - TECNOLOGIAS EDUCATIVAS Excel – aprofundamento de competências
brevemente
Presencial

Excel – aprofundamento de competências

75,00 200,00 

Limpar
REF: FCP019 Categoria:
Data Início

brevemente

Data Fim

a indicar

Duração

25h+25h

Modalidade

Oficina

Regime

Presencial

Acreditação

CCPFC/ACC-100128/18

Destinatários

Todos Grupos

D.C.P.

Não

Formador/a

João Ferreira

Preço Associado

75

Preço Não Associado

200

CALENDARIZAÇÃO

Adquirir e aprofundar os conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Excel, em função da necessidade docente;

Compreender e tirar proveito das vantagens da utilização do Microsoft Excel, em situações específicas da organização da informação escolar;

Ser capaz de fazer um uso avançado das potencialidades e ferramentas disponíveis na folha de cálculo do Microsoft Excel;

Desenvolver a fluência na utilização do Microsoft Excel;

Otimizar, automatizar e fiabilizar os cálculos e o tratamento dos dados;

Importar e organizar dados;

Otimizar situações de simulação baseadas em funções e gráficos;

Conhecer os fundamentos de cálculos no computador;

Realizar cálculos em folha de cálculo;

Execução de simulações estatísticas de âmbito educativo;

Preenchimento de folhas de cálculo com base na prática pedagógica;

Produzir documentos de apoio à função docente.

1 – Verificação de conhecimentos em Excel e estabelecimento de uma linha de base (3h)

2 – Operações avançadas e funções (6h):

  • Personalização da Aplicação
  • Guardar e abrir um ficheiro noutro formato
  • Proteção de ficheiros, folhas e células
  • Formatações avançadas
  • Aplicar Formatações Condicionais
  • Utilizar Estilos
  • Criar Formatos Numéricos Personalizados
  • Inserção de comentários nas células
  • O colar especial
  • Definição de nomes de células

3 – Funções avançadas (4h):

  • Implementação de funções com assistente
  • Implementação de funções personalizadas
  • Funções de Consulta e Referência (ProcV, ProcH)

4 – Macros (4h):

  • Noção de macro
  • Vantagens da sua aplicação
  • Tipos de macros
  • Utilização do “gravador”
  • Edição de macros
  • Tornar uma macro sempre disponível
  • Adição de macros à toolbar
  • Adição de macro aos menus
  • Introdução ao VBA

5 – Organizar dados (4h):

  • Estilos de tabelas
  • Referências estruturadas
  • Definir Critérios para Validação de Dados
  • Agrupar e Ordenar Dados
  • Elaborar um Relatório de Tabela Dinâmica
  • Elaborar um Relatório de Gráfico Dinâmico
  • Tabelas dinâmicas
  • Consolidação de dados
  • Trabalhar com Vários Livros
  • Efetuar Cálculos entre Livros
  • Editar Ligações

6 – Automatizar tarefas (4h):

  • Automatização de Tarefas
  • Criação de Macros de Comando
  • Execução de Macros
  • Personalização da Barras de Ferramentas
  • Criação de Barras de Ferramentas
  • Adicionar Botões de Comandos

As sessões de formação incorrerão no sentido de efetuar um apoio às práticas educativas. As intervenções serão eminentemente práticas, sendo desenvolvidas com suporte teórico, para melhor compreensão do plano de ação.

Os encontros irão desenvolver-se a partir de momentos de trabalho cooperativo (pequeno grupo e grande grupo) e de trabalho individual, de modo a que os formandos desenvolvam sentimentos de segurança e progresso.

Durante as intervenções procurar-se-á estabelecer a interação entre a formação recebida e a prática pedagógica executada na sala de aula. De igual modo, privilegiar-se-á o desenvolvimento de trabalhos de apoio à gestão documental que a função docente atual consigna.

Avaliação quantitativa de cada formando, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Classificados de 1 a 10 com menção qualitativa.

25%

. Participação

. Realização das Tarefas nas Sessões

. Assiduidade/Pontualidade

60%

. Produção de Trabalhos e/ou Materiais

. Aplicação em contexto escolar

15%

. Reflexão crítica

  • A profundidade e adequação qualitativa dos dois primeiros itens estará diretamente (co)relacionada com o nível de desenvolvimento dos objetivos da Oficina e com a mobilização de saberes profissionais.