Home Loja A2 - TECNOLOGIAS EDUCATIVAS Escape Room Educativo como estratégia para a educação digital (1.ª edição)
18/11/2021
a Distância

Escape Room Educativo como estratégia para a educação digital (1.ª edição)

65,00 140,00 

Esta ação pretende ajudar os docentes na transição digital e no desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos, como a resolução de problemas, o desenvolvimento da criatividade e imaginação, a promoção da coesão de grupo e trabalho em equipa e, essencialmente, a aprender a pensar antes de agir.

Limpar
REF: FCP073-1 Categoria:
Data Início

18/11/2021

Data Fim

18/12/2021

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111957/21

D.C.P.

Não

Destinatários

Todos os Grupos

Formador/a

Adelina Moura

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

140,00 €

NOTA:

Certificado será enviado por email aos formandos com aproveitamento. Caso pretenda via postal, CTT, tem um custo adicional de 5,00€ (despesas envio)

Sessões síncronas previstas

Novembro: dia 18 e 25 das 18h30 às 21h30
Dezembro: 02, 09 e 16 das 18h30 às 21h30

– Compreender os princípios inerente à conceção de um Escape Room Educativo;
– Fomentar a implementação de práticas ativas, reflexivas, sociais e significativas;
– Favorecer o desenvolvimento de uma educação digital inclusiva;
– Capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa;
– Promover a reflexão acerca das potencialidades desta estratégia pedagógica;
– Aprender a desenhar, passo a passo, uma experiência de aprendizagem;
– Conceber uma experiência de ERE imersiva através de conteúdo curricular.

Módulo 1: Da gamificação ao Escape Room Educativo (6h síncronas + 4h assíncronas)
Apresentação
O jogo na educação e o desenho de espaços educativos alternativos para melhorar a aprendizagem;
Estudos de caso sobre o conceito;
Escape Room Educativo versus BreakoutEdu;
Exemplos de ERE;
Plataformas e ferramentas digitais para criar um ERE;
Ferramentas digitais para estruturar o Diário de Aprendizagem e um ERE.
Módulo 2: Desenho de um Escape Room Educativo (6h síncronas + 6h assíncronas)
Canvas de referência para ERE;
Conceber um ERE para aprendizagens curriculares em diferentes áreas;
Diferentes narrativas para ERE;
Cenário, Game Master e experiência de jogo;
Desenhar, provar e refinar;
Conceção de narrativas curriculares em formato jogo.
Apresentação/discussão e avaliação dos recursos produzidos e partilha de saberes.

A ação tem 15 horas síncronas e 10 horas assíncronas (25 horas).

Sessões síncronas: Apresentação dos ambientes de apoio; Exploração dos conteúdos da ação; Análise, discussão e reflexão sobre os recursos criados e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados.

Sessões assíncronas: M1. (4h) Realizar as leituras sugeridas, refletir sobre elas e partilhá-las nos fóruns criados; Planificar atividades e construir conteúdos pedagógico-didáticos em formato ERE; M2. (6h) Experimentar as atividades planificadas e construídas; Avaliar e reformular as atividades e apresentar possível melhoria.

A participação nas sessões síncronas será por videoconferência na plataforma Zoom, o trabalho assíncrono de debate e criação de recursos é nas plataformas (Moodle ou Teams) e com apoio tutorial. As reflexões serão feitas em grande grupo. A avaliação incide sobre a participação nas sessões, nos fóruns e trabalho final.

A avaliação será contínua baseada nos seguintes itens gerais:

– Participação nas sessões síncronas (atitudes/reflexões, qualidade das intervenções e contributos) (25%);

– Diário de aprendizagem e recursos pedagógicos produzidos no trabalho autónomo de produção e aplicação dos conteúdos (60%);

– Relatório de reflexão crítica sobre a própria dinâmica de participação na formação (15%).

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.

No final da formação é emitido um certificado de formação, mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e conclusão com aproveitamento (avaliação final, igual ou superior a 5).