Data Início | brevemente |
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Duração | 25h+25h |
Modalidade | Oficina |
Regime | Presencial |
Acreditação | CCPFC/ACC-106262/19, Formação integrada na Base de Formação RBE, especifica para Professores Bibliotecários. |
Destinatários | Todos Grupos |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | |
Formador/a | João Ferreira |
Preço Associado | 75.00 € |
Preço Não Associado | 200.00 € |
Construção de recursos digitais para quadros interativos (1.ª Edição)
Resolver problemas de instalação e de utilização do Quadro Interativo.
Compreender e tirar proveito das vantagens da utilização do Quadro Interativo, em situações específicas da organização da informação escolar.
Refletir sobre os impactos do paradigma digital nos processos de comunicação e interação e o seu potencial para promover a inovação e mudança dos processos de ensino e de aprendizagem.
Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas ao nível dos professores, potenciando os benefícios dos quadros interativos na renovação dos contextos de aprendizagem e eficiência do processo educativo.
Estimular novas práticas pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras por parte dos professores.
Mobilizar as potencialidades educativas dos quadros interativos promotoras do desenvolvimento profissional dos professores.
Compreender o Quadro Interativo como uma ferramenta de potencial para a utilização de recursos manipulativos virtuais.
Promover a divulgação e partilha de materiais, metodologias e práticas no âmbito da integração educativa dos quadros interativos e das TIC em geral.
O quadro interativo multimédia (QIM) como um sistema de recursos digitais (3 horas presenciais).
Os QIM e as dinâmicas da comunicação e interação na Educação (4 horas presenciais).
Recursos digitais da web e sua integração – applets (4 horas presenciais).
Os quadros interativos nas didáticas específicas (9 horas presenciais).
A ação, na modalidade de oficina, tem duração de 25h.
As sessões estabelecerão apoio às práticas educativas.
Estabelecer-se-á a interação entre a formação recebida e a prática em contexto. Privilegiar-se-á o desenvolvimento do apoio produção de recursos educativos. A componente de trabalho autónomo estruturar-se-á conforme os seguintes passos metodológicos:
Fase I – Análise de contextos profissionais (3 horas)
Fase II – Produção de recursos para uma atividade prática (9 horas)
Fase III – Elaboração de uma atividade no Quadro Interativo (9 horas)
Fase IV – Avaliação dos formandos e da ação (3 horas).
A avaliação será expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
25%
. Participação
. Realização das Tarefas nas Sessões
. Assiduidade/Pontualidade
60%
. Produção de Trabalhos e/ou Materiais
. Aplicação em contexto escolar
15%
. Reflexão crítica
A profundidade e adequação qualitativa dos dois primeiros itens estará diretamente (co)relacionada com o nível de desenvolvimento dos objetivos da Oficina e com a mobilização de saberes profissionais.