0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja A2 - TECNOLOGIAS EDUCATIVAS Construção de recursos digitais para quadros interativos (1.ª Edição)

Construção de recursos digitais para quadros interativos (1.ª Edição)

75,00 200,00 
SKU: FCP022
Data Início

brevemente

Duração

25h+25h

Modalidade

Oficina

Regime

Presencial

Acreditação

CCPFC/ACC-106262/19, Formação integrada na Base de Formação RBE, especifica para Professores Bibliotecários.

Destinatários

Todos Grupos

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)
Formador/a

João Ferreira

Preço Associado

75.00 €

Preço Não Associado

200.00 €

Resolver problemas de instalação e de utilização do Quadro Interativo.

Compreender e tirar proveito das vantagens da utilização do Quadro Interativo, em situações específicas da organização da informação escolar.

Refletir sobre os impactos do paradigma digital nos processos de comunicação e interação e o seu potencial para promover a inovação e mudança dos processos de ensino e de aprendizagem.

Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas ao nível dos professores, potenciando os benefícios dos quadros interativos na renovação dos contextos de aprendizagem e eficiência do processo educativo.

Estimular novas práticas pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras por parte dos professores.

Mobilizar as potencialidades educativas dos quadros interativos promotoras do desenvolvimento profissional dos professores.

Compreender o Quadro Interativo como uma ferramenta de potencial para a utilização de recursos manipulativos virtuais.

Promover a divulgação e partilha de materiais, metodologias e práticas no âmbito da integração educativa dos quadros interativos e das TIC em geral.

O quadro interativo multimédia (QIM) como um sistema de recursos digitais (3 horas presenciais).

Os QIM e as dinâmicas da comunicação e interação na Educação (4 horas presenciais).

Recursos digitais da web e sua integração – applets (4 horas presenciais).

Os quadros interativos nas didáticas específicas (9 horas presenciais).

A ação, na modalidade de oficina, tem duração de 25h.

As sessões estabelecerão apoio às práticas educativas.

Estabelecer-se-á a interação entre a formação recebida e a prática em contexto. Privilegiar-se-á o desenvolvimento do apoio produção de recursos educativos. A componente de trabalho autónomo estruturar-se-á conforme os seguintes passos metodológicos:

Fase I – Análise de contextos profissionais (3 horas)

Fase II – Produção de recursos para uma atividade prática (9 horas)

Fase III – Elaboração de uma atividade no Quadro Interativo (9 horas)

Fase IV – Avaliação dos formandos e da ação (3 horas).

A avaliação será expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:

25%

. Participação

. Realização das Tarefas nas Sessões

. Assiduidade/Pontualidade

60%

. Produção de Trabalhos e/ou Materiais

. Aplicação em contexto escolar

15%

. Reflexão crítica

A profundidade e adequação qualitativa dos dois primeiros itens estará diretamente (co)relacionada com o nível de desenvolvimento dos objetivos da Oficina e com a mobilização de saberes profissionais.

Outras sugestões