Data Início | 19/06/2021 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-111411/21 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | |
Destinatários | Grupos 540 e 550 |
Formador/a | Paulo Rego |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
NOTA: |
Cibersegurança nas escolas (1.ª edição)
Num ambiente cada vez mais digital importa que os gestores escolares que suportam as infraestruturas e as aplicações das organizações educativas consigam, de forma assertiva, encontrar um equilíbrio entre a usabilidade dos recursos e sua a segurança. Pretende-se, com este curso, dotar de conhecimentos e práticas que permitam estruturar sistemas informáticos seguros.
Horário sessões síncronas:
Junho: dia 19 das 9h00 às 12h00
julho: dias 03, 10, 17, 24 das 9h00 às 12h00
Num ambiente cada vez mais digital importa que os gestores escolares que suportam as infraestruturas e as aplicações das organizações educativas consigam, de forma assertiva, encontrar um equilíbrio entre a usabilidade dos recursos e sua a segurança. É esperado que os recursos sejam práticos na sua utilização e simultaneamente seguros, de forma a que não comprometam a segurança dos seus utilizadores ou da informação neles partilhada. Pretendemos dotar os formandos de conhecimentos e práticas que lhes permitam estruturar sistemas informáticos seguros e responder eficazmente em caso de ataque cibernético.
Objetivos específicos:
. Conhecer os perigos do ciberespaço e saber como atuar;
. Identificar a exposição da sua infraestrutura escolar e aplicações no ambiente online e adotar medidas mitigadoras de riscos, designadamente medidas estruturais e comportamentais;
. Identificar e mitigar as vulnerabilidades;
. Adquirir um conjunto de comportamentos adequados na utilização do ciberespaço.
Apresentação do curso – 1 hora síncrona
Módulo 1 – O ciberespaço – 1 hora síncrona
– A história da Internet, os seus objetivos e o seu crescimento;
– Os componentes e constituintes da Internet; Seu objetivos; A forma como se interligam;
– Semelhanças e diferenças com o mundo real; Os quatro naturais e o quinto elemento criado; As fronteiras cada vez mais ténues.
Módulo 2 – Os perigos do mundo digital – 1 hora síncrona
– O relatório IOCTA como referência europeia para o cibercrime;
– A dinâmicas das ameaças; A adaptabilidade das ameaças aos contextos geográficos, políticos, sociais e económicos;
– Preocupações pessoais; O relacionamento da informação e comportamento pessoal com o ciberespaço;
– Preocupações profissionais; Os perigos da exposição da infraestrutura e da informação profissional no ciberespaço.
Módulo 3 – A área de exposição – 1 hora síncrona + 5 horas assíncronas
– O princípio da proporcionalidade; A exposição da infraestrutura, das aplicações e das contas;
– O inventário de ativos; Os ativos como equipamentos, aplicações e recursos humanos;
– A avaliação do risco; A valorização do inventário de ativos em termos de risco.
Módulo 4 – Medidas estruturais – 5 horas síncronas + 5 horas assíncronas
– Configuração de equipamentos; Os sistemas operativos; Os antivírus; Os endpoint protection;
– Configuração de redes; Equipamentos ativos de rede; Acessos VPN; Segregação de redes com VLAN;
– Configuração de aplicações; Secure by default; Exposição das portas; Dupla autenticação;
– Cópias de segurança; Localização; Periodicidade.
Módulo 5 – Medidas comportamentais – 3 horas síncronas
– Ensino a distância; As principais ferramentas; As configurações de segurança;
– Caixas de email; Os principais fornecedores; As configurações de privacidade e segurança;
– Acessos à rede; Acesso interno e movimentação lateral; Acesso VPN.
Módulo 6 – O eSafety Label – 1 hora síncrona
– A importância; A sua escola tem um conjunto sólido de políticas e de práticas? A rede informática da sua escola é segura e está protegida? Quando alguma coisa corre mal, os alunos e professores sabem o que devem fazer?
– Como obter.
Avaliação – 2 hora síncronas
Na primeira sessão é efetuada a apresentação do curso, objetivos, conteúdos programáticos, metodologias e recursos tecnológicos para o desenvolvimento da formação.
Durante a formação as sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão centradas nos formandos com recurso a metodologias ativas (“fazer para aprender”) e promovendo a dinâmica de grupo, a interação, o debate, o trabalho colaborativo e a “tentativa e descoberta”.
Na última sessão haverá espaço para a apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido, reflexão final e avaliação do curso de formação.
O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, aplicado no decorrer do curso, de modo a promover o desenvolvimento das aprendizagens, tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias.
Constituir-se-ão elementos de avaliação as interações dos formandos, no decorrer das atividades propostas, que demonstrem o domínio e a aplicação, em contexto educativo, dos conhecimentos e das estratégias a explorar. Acresce à avaliação o Relatório Final de Reflexão Crítica.
Os critérios de avaliação:
– Colaboração e participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse e motivação pelos temas– 25%;
– Produção de conteúdos (trabalhos práticos + reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.