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Home Loja A2 - TECNOLOGIAS EDUCATIVAS Cibersegurança nas escolas (1.ª edição)

Cibersegurança nas escolas (1.ª edição)

65,00 140,00 

Num ambiente cada vez mais digital importa que os gestores escolares que suportam as infraestruturas e as aplicações das organizações educativas consigam, de forma assertiva, encontrar um equilíbrio entre a usabilidade dos recursos e sua a segurança. Pretende-se, com este curso, dotar de conhecimentos e práticas que permitam estruturar sistemas informáticos seguros.

SKU: FCP076-1
Data Início

19/06/2021

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111411/21

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)
Destinatários

Grupos 540 e 550

Formador/a

Paulo Rego

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

140.00 €

NOTA:

Horário sessões síncronas:
Junho: dia 19 das 9h00 às 12h00
julho: dias 03, 10, 17, 24 das 9h00 às 12h00

Num ambiente cada vez mais digital importa que os gestores escolares que suportam as infraestruturas e as aplicações das organizações educativas consigam, de forma assertiva, encontrar um equilíbrio entre a usabilidade dos recursos e sua a segurança. É esperado que os recursos sejam práticos na sua utilização e simultaneamente seguros, de forma a que não comprometam a segurança dos seus utilizadores ou da informação neles partilhada. Pretendemos dotar os formandos de conhecimentos e práticas que lhes permitam estruturar sistemas informáticos seguros e responder eficazmente em caso de ataque cibernético.

Objetivos específicos:

. Conhecer os perigos do ciberespaço e saber como atuar;

. Identificar a exposição da sua infraestrutura escolar e aplicações no ambiente online e adotar medidas mitigadoras de riscos, designadamente medidas estruturais e comportamentais;

. Identificar e mitigar as vulnerabilidades;

. Adquirir um conjunto de comportamentos adequados na utilização do ciberespaço.

Apresentação do curso – 1 hora síncrona

Módulo 1 – O ciberespaço – 1 hora síncrona

– A história da Internet, os seus objetivos e o seu crescimento;

– Os componentes e constituintes da Internet; Seu objetivos; A forma como se interligam;

– Semelhanças e diferenças com o mundo real; Os quatro naturais e o quinto elemento criado; As fronteiras cada vez mais ténues.

Módulo 2 – Os perigos do mundo digital – 1 hora síncrona

– O relatório IOCTA como referência europeia para o cibercrime;

– A dinâmicas das ameaças; A adaptabilidade das ameaças aos contextos geográficos, políticos, sociais e económicos;

– Preocupações pessoais; O relacionamento da informação e comportamento pessoal com o ciberespaço;

– Preocupações profissionais; Os perigos da exposição da infraestrutura e da informação profissional no ciberespaço.

Módulo 3 – A área de exposição – 1 hora síncrona + 5 horas assíncronas

– O princípio da proporcionalidade; A exposição da infraestrutura, das aplicações e das contas;

– O inventário de ativos; Os ativos como equipamentos, aplicações e recursos humanos;

– A avaliação do risco; A valorização do inventário de ativos em termos de risco.

Módulo 4 – Medidas estruturais – 5 horas síncronas + 5 horas assíncronas

– Configuração de equipamentos; Os sistemas operativos; Os antivírus; Os endpoint protection;

– Configuração de redes; Equipamentos ativos de rede; Acessos VPN; Segregação de redes com VLAN;

– Configuração de aplicações; Secure by default; Exposição das portas; Dupla autenticação;

– Cópias de segurança; Localização; Periodicidade.

Módulo 5 – Medidas comportamentais – 3 horas síncronas

– Ensino a distância; As principais ferramentas; As configurações de segurança;

– Caixas de email; Os principais fornecedores; As configurações de privacidade e segurança;

– Acessos à rede; Acesso interno e movimentação lateral; Acesso VPN.

Módulo 6 – O eSafety Label – 1 hora síncrona

– A importância; A sua escola tem um conjunto sólido de políticas e de práticas? A rede informática da sua escola é segura e está protegida? Quando alguma coisa corre mal, os alunos e professores sabem o que devem fazer?

– Como obter.

Avaliação – 2 hora síncronas

Na primeira sessão é efetuada a apresentação do curso, objetivos, conteúdos programáticos, metodologias e recursos tecnológicos para o desenvolvimento da formação.

Durante a formação as sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão centradas nos formandos com recurso a metodologias ativas (“fazer para aprender”) e promovendo a dinâmica de grupo, a interação, o debate, o trabalho colaborativo e a “tentativa e descoberta”.

Na última sessão haverá espaço para a apresentação e partilha final do trabalho desenvolvido, reflexão final e avaliação do curso de formação.

O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, aplicado no decorrer do curso, de modo a promover o desenvolvimento das aprendizagens, tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias.

Constituir-se-ão elementos de avaliação as interações dos formandos, no decorrer das atividades propostas, que demonstrem o domínio e a aplicação, em contexto educativo, dos conhecimentos e das estratégias a explorar. Acresce à avaliação o Relatório Final de Reflexão Crítica.

Os critérios de avaliação:

– Colaboração e participação ativa nas atividades propostas – 25%;

– Interesse e motivação pelos temas– 25%;

– Produção de conteúdos (trabalhos práticos + reflexão final) – 50%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.

Outras sugestões