Data Início | 27/03/2021 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-107599/20, Formação integrada na Base de Formação RBE, especifica para Professores Bibliotecários. |
Destinatários | Todos Grupos |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | |
Formador/a | João Ferreira |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
APPS na Educação (8.ª edição)
Este curso de iniciação à implementação de ferramentas tecnológicas facilitadoras da aprendizagem pretende estimular a discussão entre professores acerca das reais necessidades dos alunos, no acompanhamento do processo de aprendizagem.
27 de março (sábado) | 11:00 – 13:00 | 2 horas síncronas
10 de abril (sábado) | 11:00 – 12:00 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2,5 horas assíncronas
17 de abril (sábado) | 11:00 – 12:00 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2,5 horas assíncronas
24 de abril (sábado) | 11:00 – 12:00 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2,5 horas assíncronas
8 de maio (sábado) | 11:00 – 12:00 | 1 hora síncrona Videoconferência 1 + 2,5 horas assíncronas
15 de maio (sábado) | 11:00 – 12:00 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2,5 horas assíncronas
22 de maio (sábado) | 11:00 – 12:00 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2,5 horas assíncronas
29 de maio (sábado) | 11:00 – 13:00 | 1 hora síncrona (apoio em chat) + 2 horas síncronas
- Refletir sobre as necessidades de integração de ferramentas tecnológicas nas suas práticas;
- Aprofundar práticas de utilização de ferramentas digitais;
- Promover inovação no processo de ensino e de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula;
- Gerir as dinâmicas da sala de aula com apps multiplataformas;
- Acompanhar o processo de estudo autónomo dos alunos, fora da sala de aula;
- Participar nas dinâmicas de formação, partilhando experiências e expondo perspetivas, com base nas práticas;
- Avaliar estratégias e materiais pela identificação dos seus efeitos nos processos de ensino e de aprendizagem.
- Apresentação da ação e gestão das suas dinâmicas (2 horas síncronas):
- Uma visão integradora das aplicações digitais em contexto educativo (1hora síncrona + 2 horas assíncronas):
- Ferramentas de gestão da sala de aula (1hora síncrona + 2 horas assíncronas):
- Ferramentas de divulgação de conteúdo (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas):
- Ferramentas de preparação da aula (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas):
- Ferramentas de criação de novas dinâmicas de aula (1hora síncrona + 2 horas assíncronas):
- Ferramentas de elaboração de apresentações criativas (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas):
- Apresentação do trabalho realizado (2 horas síncronas)
Este curso, com um total de 25 horas, vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.
Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.
Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
25%
. Participação
. Realização das Tarefas nas Sessões
. Assiduidade/Pontualidade
60%
. Produção de Trabalhos e/ou Materiais
. Aplicação em contexto escolar
15%
. Reflexão crítica